GEOGRAFIZANDO” O MUNDO DOS SENTIDOS DOS JOVENS DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS

Autores

  • Dalvani Fernandes Instituto Federal do Paraná

Resumo

A Geografia, engajada no campo das ciências humanas, a longos anos vem construindo um arcabouço teórico que auxilia a refletirmos sobre a complexidade do espaço social. No entanto, o pensamento geográfico é ainda pouco explorado na compreensão de fenômenos como a religião e a juventude. É nessa articulação teórica que esse trabalho procura contribuir, na intenção de apresentar uma “geografização” do mundo dos sentidos. Para esse desafio utilizamos a filosofia das Formas Simbólicas de Cassirer. Procurando a partir dela, entender a religião enquanto formadora de sentido para a realidade da juventude evangélica. Utilizamos a metodologia de observação participante nos envolvendo no mundo lingüístico construído pelo discurso da Igreja Evangélica Pentecostal Assembleia de Deus, na cidade de Guarapuava/PR. Partindo do material empírico, obtido nas observações, procuramos identificar quais espacialidades são produzidas, a partir do discurso religioso, nas vidas desses jovens.

Biografia do Autor

Dalvani Fernandes, Instituto Federal do Paraná

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2008), especialização emEducação e Gestão Ambiental pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação (2009) e mestrado em Geografia pelaUniversidade Federal do Paraná (2012). Atualmente é professor de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência eTecnologia do Paraná (Campus Curitiba) e doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2014-12-11

Como Citar

FERNANDES, D. GEOGRAFIZANDO” O MUNDO DOS SENTIDOS DOS JOVENS DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS. Terr@ Plural, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 107–124, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/6246. Acesso em: 17 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos