GEOGRAFIZANDO” O MUNDO DOS SENTIDOS DOS JOVENS DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS

Autores

  • Dalvani Fernandes Instituto Federal do Paraná

Resumo

A Geografia, engajada no campo das ciências humanas, a longos anos vem construindo um arcabouço teórico que auxilia a refletirmos sobre a complexidade do espaço social. No entanto, o pensamento geográfico é ainda pouco explorado na compreensão de fenômenos como a religião e a juventude. É nessa articulação teórica que esse trabalho procura contribuir, na intenção de apresentar uma “geografização” do mundo dos sentidos. Para esse desafio utilizamos a filosofia das Formas Simbólicas de Cassirer. Procurando a partir dela, entender a religião enquanto formadora de sentido para a realidade da juventude evangélica. Utilizamos a metodologia de observação participante nos envolvendo no mundo lingüístico construído pelo discurso da Igreja Evangélica Pentecostal Assembleia de Deus, na cidade de Guarapuava/PR. Partindo do material empírico, obtido nas observações, procuramos identificar quais espacialidades são produzidas, a partir do discurso religioso, nas vidas desses jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalvani Fernandes, Instituto Federal do Paraná

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2008), especialização emEducação e Gestão Ambiental pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação (2009) e mestrado em Geografia pelaUniversidade Federal do Paraná (2012). Atualmente é professor de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência eTecnologia do Paraná (Campus Curitiba) e doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2014-12-11

Como Citar

FERNANDES, D. GEOGRAFIZANDO” O MUNDO DOS SENTIDOS DOS JOVENS DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS. Terr@ Plural, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 107–124, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/6246. Acesso em: 8 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos