ESPAÇO E CONTRADIÇÕES: OS RESULTADOS DA ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL NO CAMPO DA COTIDIANIDADE

Autores

  • Roney Gusmao Carmo universidade estadual do sudoeste da bahia
  • Ana Elizabeth Santos Alves universidade estadual do sudoeste da bahia

Resumo

Evidencias de um “novo” capitalismo flexível tem aportado nos mais remotos espaços do globo. Esse fenômeno repercute diretamente, tanto no desenho espacial urbano, como também na subjetividade das pessoas, instituindo novos e fugidios valores de consumo. Evidentemente, o espaço se mostra como empiria da contradição, sedimentando disputas sociais e permitindo a coexistência caótica entre “velho” e “novo”, entre o “local” e o “global”. Por fim, é entendendo a dialética do nexo expansionista do capital que compreendemos também a forma como as diferenças coexistem e conflitam na cotidianidade das pessoas.

Biografia do Autor

Roney Gusmao Carmo, universidade estadual do sudoeste da bahia

Possui licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; especialização em Educação, Cultura e Memória; Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade e cursa Doutorado em Memória: Linguagem e Sociedade pela mesma universidade. É docente titular da Faculdade de Tecnologia e Ciências e servidor público estadual. Também participa do grupo de estudo História, Trabalho e Educação e A Educação não-Escolar pelo Museu Pedagógico/UESB, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, cultura, trabalho, acumulação flexível, ideologia, espaço geográfico.

Ana Elizabeth Santos Alves, universidade estadual do sudoeste da bahia

Possui graduação em Economia pela Universidade Católica do Salvador (1981), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1996) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2002). Pós-doutorado em educação pela Unicamp. Atualmente é professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atuando em cursos de graduação e no Programa de Pós graduação Stricto Sensu em Memória Linguagem e Sociedade. Orientadora de alunos do Mestrado e Doutorado. Membro do Museu Pedagógico da UESB. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho e educação; qualificação profissional; divisão sexual do trabalho; educação rural e história da educação.

Downloads

Publicado

2016-03-21

Como Citar

CARMO, R. G.; ALVES, A. E. S. ESPAÇO E CONTRADIÇÕES: OS RESULTADOS DA ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL NO CAMPO DA COTIDIANIDADE. Terr@ Plural, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 54–67, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/6349. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos