AS PARTICULARIDADES DA REPRODUÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE PALMITAL DOS PRETOS, CAMPO LARGO – PR.

Autores

  • Maximillian Ferreira Clarindo
  • Nicolas Floriani UEPG

Palavras-chave:

Quilombolas, Diagnóstico Rural Participativo, Paraná

Resumo

O texto explora as particularidades da reprodução do patrimônio cultural da comunidade quilombola de Palmital dos Pretos, localizada no distrito de Três Córregos, município de Campo Largo – PR. A comunidade pesquisada se amolda a histórica invisibilização do negro no Estado e à segregação territorial e social das comunidades rurais tradicionais. Para obtenção dos resultados foram aplicadas três ferramentas do Diagnóstico Rural Participativo (DRP), bem como entrevistas às famílias quilombolas. Os métodos conduziram a conclusão de que as barreiras postas na reprodução do patrimônio cultural quilombola são, basicamente: a desmedida ingerência externa na comunidade, hibridismo religioso e principalmente a morosidade na regularização fundiária às famílias.

Downloads

Publicado

2015-06-25

Como Citar

CLARINDO, M. F.; FLORIANI, N. AS PARTICULARIDADES DA REPRODUÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE PALMITAL DOS PRETOS, CAMPO LARGO – PR. Terr@ Plural, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 423–443, 2015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/6492. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos