Identificação de Linha de Pedra em Guarapuava – PR

Autores

  • jaqueline rodrigues dos passos UNICENTRO
  • Mauricio Camargo Filho UNICENTRO

Resumo

Este estudo foi desenvolvido em afloramento, denominado Lajeadinho, localizado na área rural do município de Guarapuava, Paraná. Teve como objetivo reconhecer a cronologia e as características físicas da Linha de Pedra. A Linha de Pedra está há uma profundidade média de 1,30m, com aproximadamente 0,20cm de espessura. Foram realizadas medições e coletas de material para realização de análise granulométrica, para a datação de humina com 14C e fragmentos para identificação de seu grau de arredondamento, esfericidade e rugosidade dos. Os fragmentos coletados indicaram desagregação da rocha com avançado processo de alteração e os ensaios de granulometria indicam maior quantidade de silte na base do afloramento e aumento de argila em direção ao topo do afloramento, sugerindo que a base esta sofrendo processo de alteração da rocha matriz. A datação indicou que a Linha de Pedra teve origem entre o Pleistoceno Tardio e o Holoceno.

Biografia do Autor

jaqueline rodrigues dos passos, UNICENTRO

Graduada em Geografia Licenciatura (UNICENTRO) e mestre em Geografia - Dinâmica da Paisagem, Geomorfologia e Análise Ambiental (UNICENTRO).

Downloads

Publicado

2016-03-21

Como Citar

RODRIGUES DOS PASSOS, jaqueline; CAMARGO FILHO, M. Identificação de Linha de Pedra em Guarapuava – PR. Terr@ Plural, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 102–118, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/7039. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos