Políticas públicas para a conservação do Bioma Cerrado no Estado do Paraná, Brasil

Authors

  • Hebner Gonçalves SEED - Telêmaco Borba, PR
  • Isonel Sandino Meneguzzo UEPG
  • Rosemeri Segecin Moro UEPG

Keywords:

Conservação, Savana, Planejamento e manejo.

Abstract

Discute-se a aplicação de políticas ambientais para a conservação do Bioma Cerrado no estado do Paraná. A metodologia envolveu consulta documental e de legislação, pontuando as principais políticas públicas para a conservação do Bioma, compreendendo experiências de gestão e manejo, além de contextualizar o processo de criação de iniciativas que resultaram em ações conservacionistas. O Cerrado em seu limite austral tem perdido muito de suas características, mesmo em situações de proteção integral e a análise das políticas permitiu inferir que as medidas tomadas no Paraná se concentrassem em criação de unidades de conservação na região dos Campos Gerais do Paraná, não resultando em iniciativas mais efetivas. As ações conservacionistas são atribuídas ao nível estadual, sendo, portanto, ausentes iniciativas municipais e federais, demonstrando-se assim a deficiência de integração de políticas ambientais nas esferas da administração pública.

Author Biographies

  • Hebner Gonçalves, SEED - Telêmaco Borba, PR
    Mestre em Geografia da UEPG.
  • Isonel Sandino Meneguzzo, UEPG
    Professor Associado da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia. Pesquisador do CNPq e Fundação Araucária.

Published

2019-03-22

Issue

Section

Articles

How to Cite

Políticas públicas para a conservação do Bioma Cerrado no Estado do Paraná, Brasil. Terr@ Plural, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 138–152, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/13373. Acesso em: 30 apr. 2026.