Uso de plataformas online para o ensino de Geografia: Lapig Maps

Autores/as

  • Elaine Barbosa da Silva Universidade Federal de Goiás - UFG Instituto de Estudos Socioambientais - IESA Professora Adjunta do IESA/UFG – Coordenadora do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento - LAPIG
  • Rodrigo Lima Santos Universidade Federal de Goiás - UFG Instituto de Estudos Socioambientais - IESA Programa de Pós-Graduação em Geografia
  • Vanilton Camilo de Souza Universidade Federal de Goiás - UFG Instituto de Estudos Socioambientais - IESA Programa de Pós-Graduação em Geografia Professor Adjunto do IESA/UFG
  • Alex Mota dos Santos Universidade Federal de Goiás - UFG Professor Adjunto do FCT/UFG-Coordenador do LABGEO

Palabras clave:

Geotecnologia, LAPIG Maps, dados geográficos, ensino de Geografia.

Resumen

Com a ampla disseminação da informação geográfica por meio dos Sistemas de Informação Geográfica online (SIGs Online), é possível fazer diversas análises espaciais de forma rápida e interativa. Embora essa possibilidade seja fundamental para o aprimoramento do ensino de Geografia, essas plataformas ainda têm sido pouco exploradas na sala de aula. Neste trabalho buscou-se apresentar a plataforma LAPIG Maps como ferramenta para o desenvolvimento de atividades interativas, para o ensino de Geografia. O trabalho revela que o portal LAPIG apresenta potencial para ser utilizado no ensino de Geografia, podendo ser importante ferramenta auxiliar no desenvolvimento teórico-prático dos conteúdos, associados as categorias geográficas de análise.

Biografía del autor/a

Elaine Barbosa da Silva, Universidade Federal de Goiás - UFG Instituto de Estudos Socioambientais - IESA Professora Adjunta do IESA/UFG – Coordenadora do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento - LAPIG

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (2005), especialista em Geoprocessamento pela faculdade Estácio de Sá (2006), mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2009), doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2013). Professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), junto ao Instituto de Estudos Sócio-Ambientais. Atua como coordenadora do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento da Universidade Federal de Goiás (LAPIG \ www.lapig.iesa.ufg.br), uma das principais referências no país quanto ao processamento, análise e distribuição de dados satelitários de resolução espacial moderada, onde coordena o grupo de classificação e interpretação de imagens de satélite e desenvolve pesquisas de ocupação e mudanças de cobertura e uso da terra e os impactos sócios ambientais no bioma Cerrado. Atua também na área de Geotecnologias aplicadas ao ensino.

Rodrigo Lima Santos, Universidade Federal de Goiás - UFG Instituto de Estudos Socioambientais - IESA Programa de Pós-Graduação em Geografia

Mestre em Geografia (2017) pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Especialista em Agricultura e Ambiente (2016) e Graduado em Geografia (2013), ambos pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Foi professor substituto da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA/CESI (2014.1 - 2015.2). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, Geografia Urbana, Geoprocessamento, Geotecnologias e SIG.

Vanilton Camilo de Souza, Universidade Federal de Goiás - UFG Instituto de Estudos Socioambientais - IESA Programa de Pós-Graduação em Geografia Professor Adjunto do IESA/UFG

Doutor em Geografia pela UFG e Pós-Doutorado na USP, mestre em Educação pela UFMG, especialista em Geografia Humana pela PUC/MG e Graduando em Geografia pela PUC Goiás. Professor Adjunto do IESA/UFG na área de Ensino de Geografia e integra a Pós-Graduação na mesma área. Desenvolve pesquisas sobre os processos mediadores no ensino de Geografia; sobre a produção de material didático para a Geografia Escolar; sobre a formação incial e continuada de docentes em Geografia. Possui publicações na área de estudo e pesquisa.

Alex Mota dos Santos, Universidade Federal de Goiás - UFG Professor Adjunto do FCT/UFG-Coordenador do LABGEO

Possui Graduação em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2005), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2007) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná 92014). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás, campus da cidade de Aparecida de Goiânia. Tem experiência na aplicação de Geotecnologias, nomeadamente Sistema de Informação Geográfica, Sistema de Posicionamento por Satélite, Topografia, Geodésia, Cartografia Digital e Sensoriamento Remoto aplicados à educação, análise de recursos hídricos, vegetação,uso, ocupação do solo. Tem experiência em mapeamentos participativos junto aos povos indígenas de Rondônia (Cartografia Social) e análise do meio físico (Cartografia Cartesiana) das terras indígenas em Rondônia, Goiás e Mato Grosso. Atualmente atua na área de Engenharia de Transportes com foco em análises espaciais de acidentes no trânsito, produção e adequação de dados de densidade demográfica, análise em rede e análises de imagens orbitais de sensoriamento remoto para análise de impactos socioambientais.

Publicado

2019-09-21

Cómo citar

SILVA, E. B. da; SANTOS, R. L.; SOUZA, V. C. de; SANTOS, A. M. dos. Uso de plataformas online para o ensino de Geografia: Lapig Maps. Terr@ Plural, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 440–450, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/13278. Acesso em: 20 dic. 2024.

Número

Sección

Artículos