LEITURA INTERSEMIÓTICA: PARÂMETROS E SENTIDOS
Resumo
As práticas de leitura intersemiótica no contexto escolar tornam-se urgentes por apresentar os critérios, os paradigmas e os significados das linguagens e semioses ao processo de ensino e aprendizagem. Neste trabalho, os parâmetros da leitura intersemiótica estruturam-se à luz dos seguintes objetivos: compreender a constituição da leitura intersemiótica no ensino e aprendizagem; identificar as linguagens e semioses inseridas nos textos; discutir como as práticas leitoras intersemióticas contribuem na formação de leitores analíticos e proficientes, bem como refletir as diferentes formas parametrizadas na produção dos sentidos da leitura de natureza intersemiótica na escola, relacionando-as com as múltiplas linguagens. Nesse sentido, não é função nem metodologia deste trabalho analisar a produção das semioses, mas sim, proporcionar reflexões teóricas sobre os princípios da leitura intersemiótica no processo de letramento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.