LEITURA INTERSEMIÓTICA: PARÂMETROS E SENTIDOS

Autores

Resumo

As práticas de leitura intersemiótica no contexto escolar tornam-se urgentes por apresentar os critérios, os paradigmas e os significados das linguagens e semioses ao processo de ensino e aprendizagem. Neste trabalho, os parâmetros da leitura intersemiótica estruturam-se à luz dos seguintes objetivos: compreender a constituição da leitura intersemiótica no ensino e aprendizagem; identificar as linguagens e semioses inseridas nos textos; discutir como as práticas leitoras intersemióticas contribuem na formação de leitores analíticos e proficientes, bem como refletir as diferentes formas parametrizadas na produção dos sentidos da leitura de natureza intersemiótica na escola, relacionando-as com as múltiplas linguagens. Nesse sentido, não é função nem metodologia deste trabalho analisar a produção das semioses, mas sim, proporcionar reflexões teóricas sobre os princípios da leitura intersemiótica no processo de letramento.

Biografia do Autor

Ivan Vale de Sousa

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Especialista em Gramática da Língua Portuguesa: reflexão e ensino pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade de Brasília. Especialista em Planejamento, Implemtação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense. Professor de Língua Portuguesa na Escola Novo Horizonte, em Parauapebas, sudeste do Pará.

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Publicado

2022-11-18

Edição

Seção

Artigos Tema Livre