Visão Geral das Alianças no Crescimento das Organizações – Uma Análise sob A Ótica das Indústrias de Confecções de Jeans

Autores

  • Laurindo Panucci-Filho UFPR
  • Paulo Mello Garcias UFPR

Resumo

O presente trabalho, num primeiro plano, faz um levantamento da literatura que discute as alternativas de alianças estratégicas e, no segundo, investiga os resultados das alianças estratégicas adotadas pelas indústrias de confecções de jeans da Região de Maringá-Pr. A metodologia é descritiva e explicativa, com tratamento de informações de natureza bibliográfica, juntamente com dados relativos ao setor. Procura-se identificar as principais abordagens sobre as alternativas de alianças estratégicas, no contexto das redes de empresas e a contribuição deste mecanismo para o crescimento das organizações. Apresenta-se o caso das indústrias de confecções, que têm nas alianças uma opção de crescimento, onde cada uma das empresas procura ter como foco a atividade principal do negócio, de forma que os seus esforços permitam especializar-se e aprimorar-se. O estudo mostra que as indústrias de confecções dessa região, ao formarem uma rede de empresas, com especialização dessas unidades em determinadas atividades estão ampliando as suas possibilidades de capacitação e aumento da produtividade e, por conseguinte, ampliando suas potencialidades para obter melhores resultados.

Downloads

Publicado

16-06-2010

Como Citar

PANUCCI-FILHO, L.; GARCIAS, P. M. Visão Geral das Alianças no Crescimento das Organizações – Uma Análise sob A Ótica das Indústrias de Confecções de Jeans. Revista ADMPG, [S. l.], v. 3, n. 1, 2010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/13922. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)