Desenvolvimento local endógeno: pesquisa exploratória das ações e características da agroindústria do Pacto Fonte Nova
Resumo
Os aspectos que norteiam o tema desenvolvimento são abrangentes, envolvendo renda, emprego, saúde, educação, alimentação, segurança, lazer, moradia e transporte. Intrínsecos à capacidade de desenvolvimento estão também aspectos relativos ao capital social, cooperação e ao envolvimento de atores sociais que, uma vez articulados, podem alavancar sua condição econômica. Nesta perspectiva, o presente estudo investiga o arranjo econômico criado por produtores rurais com o auxílio da administração pública e de lideranças econômicas locais, munícipes de Crissiumal, Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo do estudo é descrever as ações e as características que promoveram o surgimento dos empreendimentos, com foco no seguinte questionamento: quais as ações e as interações intrínsecas à agroindústria do Pacto Fonte Nova? O presente estudo explora as informações disponíveis no site institucional do Pacto Fonte Nova, complementado pela análise de informações levantadas por entrevista in loco. O problema é abordado de forma qualitativa, e se discorre sobre as ações e as características que desenham o Pacto Fonte Nova em suas interações e sinergia, complementadas pela proposta de ações que possam ser implementadas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.