CPC 27 – Ativo Imobilizado: um estudo de sua aplicação nas empresas do setor industrial listadas no Novo Mercado no ano de 2010
Resumo
O dinamismo vivido pela indústria brasileira após a crise econômica mundial de 2008 foi resultado da ampliação de investimentos nesse setor e da criação de segmentos especiais de listagem pela BM&FBOVESPA. A implantação dos níveis de governança 1, 2 e o Novo Mercado foi uma medida encontrada pela Bolsa para fortalecer o mercado acionário de modo a garantir aos investidores qualidade nas informações prestadas pelas principais entidades de capital aberto existentes e as quefuturamente optassem por abri-los. Paralelamente, foram introduzidas mudanças na Lei Societária a fim de estabelecer padrões que garantissem qualidade na divulgação das demonstrações contábeis.
Nessa perspectiva, o objetivo do estudo foi analisar o nível de adoção às orientações contidas no CPC 27 – Ativo Imobilizado, pelas empresas industriais listadas no Novo Mercado em 2010. A metodologia utilizada foi a de pesquisa documental, pela análise das Notas Explicativas, cujas
informações publicadas nos anos de 2007 e 2010, são comparadas e sintetizadas em observações relativas às alterações de forma descritiva. Quanto à abordagem do problema, é classificada como qualitativa, pois houve a descrição dos fatos identificados. Como resultado, observou-se que houve um aumento na quantidade de informações trazidas no corpo das Notas Explicativas, assim como muitas exigências trazidas pelo CPC 27 já faziam parte das práticas contábeis realizadas por algumas
empresas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.