Qualidade do leite de pequenas propriedades rurais de Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares - PR
Resumo
O objetivo deste trabalho foi verificar a eficiência da implantação de Unidades de Referência em pequenas propriedades rurais leiteiras da Região Sudeste do Paraná. O elevado número de pequenas propriedades leiteiras no país justifica estudos que maximizem a qualidade do leite oriundos destas propriedades. Este estudo foi um estudo exploratório realizado no período de novembro de 2009 a março de 2010, e apresenta dados de cinco propriedades rurais leiteiras da Região Sudeste do Paraná. Para a definição de parâmetros de qualidade do leite, como níveis de gordura, proteína, Contagem de Células Somáticas e Contagem Bacteriana Total, foram levantados bibliografias e trabalhos que tratam do mesmo assunto, e principalmente os atributos de qualidade do leite descritos na Instrução Normativa nº51 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Conclui-se, com a pesquisa, que os produtores não possuíam conhecimento técnico da atividade leiteira, porém, com acompanhamento profissional foi possível informá-los e capacitá-los, com a finalidade de melhorar a produção e diminuir perdas na cadeia produtiva. Nota-se também que os produtores que modificaram seus hábitos inadequados da atividade leiteira, obtiveram melhorias significativas nos valores que apontam para a qualidade da matéria-prima.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.