Mudanças nas estratégias de marketing social empregadas por indústria cervejeira
Resumo
O presente artigo tem como objetivo principal identificar mudanças no desenvolvimento e aplicação das estratégias de Marketing Social (MS) empregadas por indústria cervejeira diante do quadro de novo controle de propriedade, bem como, identificar direcionamentos estratégicos específicos locais advindos desta mudança. O estudo tem natureza qualitativa, contemplando o método de pesquisa exploratória e descritiva, sendo classificado como estudo de caso. A coleta de dados foi feita em dois períodos de tempo, em 2005 e em 2009, três anos após a troca de propriedade controladora, contemplando assim, um estudo longitudinal com corte transversal. A coleta de dados foi efetuada por meio da utilização de entrevista pessoal no primeiro momento e em seguida pela aplicação de questionário online. Quanto aos resultados obtidos, pôde-se perceber que as estratégias nacionais e locais se interagem e são direcionadas de acordo com as necessidades locais, assim, quanto aos objetivos deste estudo, cabe dizer que as mudanças de propriedade não foram molas propulsoras para o direcionamento estratégico do marketing social, uma vez que as atividades já eram desenvolvidas de maneira local antes da aquisição. As mudanças no desenvolvimento e aplicação das estratégias de MS são estabelecidas nacionalmente e localmente, e em ambas as propriedades, as empresas procuram associar seus nomes às atividades sociais e não associá-las ao produto cerveja em si, o que é facilitado quando se tem uma atuação regional.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.