A percepção dos indivíduos frente ao consumo de Marcas Próprias: abordagem através da Técnica Projetiva

Autores

  • Thiago Antonio Beuron UFSM
  • Aletèia de Moura Carpes UFSM
  • Jordana Marques Kneipp UFSM
  • Eliton Luiz Moreira UNIOESTE
  • Luciana Flores Battistella UFSM

Resumo

As Marcas Próprias (MPs) caracterizam os produtos que se encontram registrados e comercializados com exclusividade
em determinado estabelecimento, e, nos últimos vinte anos, têm sido identifi cadas como elemento estratégico em um
grande número de empresas. Associadas geralmente a um menor preço, quando comparadas aos produtos similares, as MPs
estão conquistando crescentemente a preferência dos consumidores, que encontram nesta opção, além da economia de custos,
maior variedade de produtos e qualidade garantida pelo estabelecimento vendedor. Observando essa tendência, o presente artigo
optou por realizar um estudo qualitativo, utilizando uma técnica projetiva como forma de captar a percepção inconsciente
dos indivíduos quanto aos consumidores de MPs e ao contexto em que estes se encontram. A técnica foi aplicada através de
duas fi guras não estruturadas, apresentadas a sessenta universitários, na qual foram apontadas pelos indivíduos entrevistados
as seguintes questões: análise de opções, marca, preço, comunicação, qualidade do produto, organização do espaço e gênero.
O texto traz contribuições valiosas ao conhecimento em marketing, pois verifi ca a percepção das MPs através do componente
cognitivo, com o qual é possível assimilar projeções das necessidades pessoais muitas vezes difíceis de serem capturadas com
entrevistas estruturadas. Constatou-se que os produtos de MPs ainda encontram-se associados a preços mais baixos, no entanto,
o preconceito envolvendo a qualidade inferior das mercadorias tem se dissolvido.

Downloads

Publicado

17-07-2012

Como Citar

BEURON, T. A.; CARPES, A. de M.; KNEIPP, J. M.; MOREIRA, E. L.; BATTISTELLA, L. F. A percepção dos indivíduos frente ao consumo de Marcas Próprias: abordagem através da Técnica Projetiva. Revista ADMPG, [S. l.], v. 5, n. 1, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/13991. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)