A percepção dos indivíduos frente ao consumo de Marcas Próprias: abordagem através da Técnica Projetiva
Abstract
As Marcas Próprias (MPs) caracterizam os produtos que se encontram registrados e comercializados com exclusividadeem determinado estabelecimento, e, nos últimos vinte anos, têm sido identifi cadas como elemento estratégico em um
grande número de empresas. Associadas geralmente a um menor preço, quando comparadas aos produtos similares, as MPs
estão conquistando crescentemente a preferência dos consumidores, que encontram nesta opção, além da economia de custos,
maior variedade de produtos e qualidade garantida pelo estabelecimento vendedor. Observando essa tendência, o presente artigo
optou por realizar um estudo qualitativo, utilizando uma técnica projetiva como forma de captar a percepção inconsciente
dos indivíduos quanto aos consumidores de MPs e ao contexto em que estes se encontram. A técnica foi aplicada através de
duas fi guras não estruturadas, apresentadas a sessenta universitários, na qual foram apontadas pelos indivíduos entrevistados
as seguintes questões: análise de opções, marca, preço, comunicação, qualidade do produto, organização do espaço e gênero.
O texto traz contribuições valiosas ao conhecimento em marketing, pois verifi ca a percepção das MPs através do componente
cognitivo, com o qual é possível assimilar projeções das necessidades pessoais muitas vezes difíceis de serem capturadas com
entrevistas estruturadas. Constatou-se que os produtos de MPs ainda encontram-se associados a preços mais baixos, no entanto,
o preconceito envolvendo a qualidade inferior das mercadorias tem se dissolvido.
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