Identifi cação de competências individuais em métodos de avaliação de ativos inta ngíveis
Resumo
Este artigo tem como objetivo identifi car competências individuais, com foco na mensuração, nos métodos de avaliação de ativos intangíveis. A partir de pesquisa bibliográfi ca, foi possível explicitar uma abordagem de caráter eminentemente conceitual sobre o estudo das competências, relacionando-as com os ativos intangíveis e respectivos métodos de avaliação e mensuração de desempenho. Primeiramente, o construto competências individuais, preconizado por Hoffmann (1999), foianalisado tanto pela íntegra do seu conceito, baseado em três tipologias, quanto pela análise dessas tipologias nos modelos de gestão por competências. Esta análise permitiu concluir que as três tipologias são explicitadas nos modelos de gestão de competências como mapeamento e como mensuração. Depois, as competências individuais foram identifi cadas nos métodos de avaliação de ativos intangíveis a partir da relação conceitual com os modelos de Sveiby (2012). Conclusivamente, os métodos Monitor de Ativos Intangíveis e Balanced Scorecard forneceram subsídios para uma mensuração mais efetiva das competências
individuais, no sentido de que a gestão por competências como produto, ou mensuração, é considerada no contexto da gestão a partir de indicadores de desempenho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.