O fortalecimento do setor de fundição através da aplicação de conceitos e metodologias ambientais: os excedentes de areia de fundição em foco

Autores

  • Alexandre Borges Fagundes UTFPR
  • Caroline Rodrigues Vaz UTFPR
  • Ivanir Luiz de Oliveira UTFPR

Resumo

A questão ambiental vem se apresentando de forma cada vez mais evidente como fator de influência na competitividade entre as empresas; o dever responsável para com o meio ambiente, em resposta à satisfação dos consumidores, associado à aplicação de imposições legais cada vez mais severas com relação ao trato de resíduos industriais, contribuem para que as organizações aumentem seus custos devido a necessidade de dispender valores nesses procedimentos. Em decorrência dessa realidade, este artigo propõe fortalecer o setor de fundição através da aplicação dos conceitos e metodologias ambientais de Ecologia Industrial, Produção mais Limpa e Análise do Ciclo de Vida aos excedentes de areias de fundição, por entender que a integração dos mesmos reúne as ferramentas necessárias para proporcionar a revalorização desse material, fomentando, também, a sustentabilidade do setor no campo social, econômico e ambiental. O tema, a princípio, é contextualizado frente à evolução das tendências ambientalistas. É feita uma revisão bibliográfica sobre os conceitos e metodogias citados e são apresentadas as respectivas análises de suas aplicações sobre as areias de fundição, evidenciando que essa integração pode, simultaneamente, potencializar os ganhos econômicos das organizações, trazer benefícios sociais e favorecer de forma decisiva a preservação do meio ambiente.

Downloads

Publicado

16-07-2019

Como Citar

FAGUNDES, A. B.; VAZ, C. R.; OLIVEIRA, I. L. de. O fortalecimento do setor de fundição através da aplicação de conceitos e metodologias ambientais: os excedentes de areia de fundição em foco. Revista ADMPG, [S. l.], v. 2, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/13903. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)