Influência do ambiente de trabalho na saúde física e emocional do trabalhador: estudo ergonômico em uma fábrica de máquinas industriais

Autores

  • Claudelir Clein UTFPR
  • Renato Tonello UTFPR
  • Sergio Luiz Ribas Pessa UTFPR

Resumo

O ambiente de trabalho é o local no qual o trabalhador passa grande parte da sua vida, cerca de um terço do dia vive-se em função do trabalho. A busca por qualidade de vida dentro das organizações torna-se cada vez mais constante, pois existe o entendimento de que não é possível trabalho satisfatório e produtivo sem contar com um ambiente de trabalho saudável. Este estudo tem o objetivo de verificar as condições de trabalho de uma empresa que trabalha na fabricação de máquinas para indústrias que fabricam panelas, visando levantar informações que possibilitem a análise dos aspectos ergonômicos envolvidos durante a realização das atividades. Busca-se ainda, através dos dados coletados, contribuir para com a empresa no alcance de um ambiente de trabalho agradável, que proporcione bem-estar e qualidade de vida, e evite transtornos físicos e psicológicos a seus colaboradores.

Downloads

Publicado

18-07-2014

Como Citar

CLEIN, C.; TONELLO, R.; PESSA, S. L. R. Influência do ambiente de trabalho na saúde física e emocional do trabalhador: estudo ergonômico em uma fábrica de máquinas industriais. Revista ADMPG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/14042. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)