CRISE NA AGROINDÚSTRIA CANAVIEIRA A PARTIR DE 2008
CAUSAS E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.5212/Admpg.v.12.21145.014Resumo
Este artigo tem por objetivo verificar as causas geradoras da recente crise do setor sucroenergético brasileiro (a partir da crise internacional de 2008), e os desafios que se fizeram presentes nesta importante área da economia do país. Pôde-se constatar que a agroindústria canavieira precisou se reestruturar de forma que pudesse manter-se competitiva, buscando inovações tecnológicas e de gestão visando interligação e condução das partes integrantes de suas atividades. De forma geral, os processos das indústrias brasileiras passaram por transformações que provocaram pressões nas diversas áreas de atuação e na agroindústria canavieira não foi diferente, porém, constatou-se que a crise internacional iniciada em 2008 contribuiu para que muitas usinas/destilarias sucroenergéticas perdessem oportunidades de mercado, devido à sua frágil condição financeira tendo em vista o poder público subsidiar os combustíveis fósseis e assim desestimulando a comercialização do etanol.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jéssica Rafaella da Silva, Claudelir Clein, Erika Amabile Smaniotto, Gilson Mussi dos Reis, Gleison de Oliveira Zanella
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.