Indicadores de sustentabilidade nas organizações: a aplicação do Método Gaia de gerenciamento de impactos ambientais em uma empresa metalúrgica do Sudoeste do Paraná

Autores

  • Adriano Stadler IFPR
  • Sheila Schlickman Baccin CESREAL
  • Marcos Rogério Maioli IFPR
  • Márcia Magalhães Wittée Paloschi UNOESC
  • Gustavo Estanislau Silva UNIVALI

Resumo

O estudo tem por objetivo aplicar um método de gerenciamento de impactos ambientais, elaborado para medir o grau de sustentabilidade das organizações. Nesse intuito, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca do tema sustentabilidade empresarial, a qual abordou os principais teóricos da área, de forma que o arcabouço teórico pudesse sustentar a pesquisa de campo, efetivada em empresa do setor metalúrgico de uma cidade do sudoeste do Estado do Paraná, Brasil, que fabrica pias, tanques e demais artefatos metálicos de utilidade doméstica. Por meio da aplicação do questionário na empresa, percebeu-se que ela possui sustentabilidade adequada, perfazendo 56,75, e , portanto, apresenta os caminhos que deve seguir para a melhoria em sua gestão ambiental. Futuros estudos devem ampliar o foco desse método, tratando mais profundamente dos indicadores econômicos e sociais.

Downloads

Publicado

18-07-2014

Como Citar

STADLER, A.; BACCIN, S. S.; MAIOLI, M. R.; PALOSCHI, M. M. W.; SILVA, G. E. Indicadores de sustentabilidade nas organizações: a aplicação do Método Gaia de gerenciamento de impactos ambientais em uma empresa metalúrgica do Sudoeste do Paraná. Revista ADMPG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/14047. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)