Análise do comportamento de compra de produtos orgânicos

Autores

  • Juliana Birkan Azevedo UFSM
  • JAqueline Silinske UFSM
  • Matheus Frohlich Marquetto UFSM
  • Vânia Medianeira Flores Costa UFSM
  • Márcia Sampieri Grohmann UFSM

Resumo

Tendo em vista o crescimento do acesso à informação, o interesse das pessoas sobre alimentação segura e saudável tem se tornado mais visível, e neste contexto estão inseridos os produtos orgânicos. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o comportamento de compra de consumidores de produtos orgânicos que frequentaram uma cooperativa especializada em produtos coloniais, naturais, orgânicos e ecológicos. A pesquisa possui natureza qualitativa do tipo descritiva, sendo operacionalizada por meio de entrevistas, com um roteiro integrando 14 perguntas previamente estruturadas, formuladas a partir das variáveis apontadas por Radman (2005) em estudo feito na Croácia sobre a mesma temática. Como principais resultados, verificou-se que a maioria dos entrevistados começou a consumir os produtos orgânicos visando a sua saúde, sendo que, os consumidores, de modo geral, estão dispostos a pagar mais pelos produtos orgânicos em relação aos produtos convencionais. Entretanto, os entrevistados revelaram não possuir certeza quanto à procedência dos produtos que lhe são vendidos como orgânicos pois acreditam que a fiscalização não é tão rigorosa como deveria ser.

Downloads

Publicado

15-12-2014

Como Citar

AZEVEDO, J. B.; SILINSKE, J.; MARQUETTO, M. F.; COSTA, V. M. F.; GROHMANN, M. S. Análise do comportamento de compra de produtos orgânicos. Revista ADMPG, [S. l.], v. 7, n. 2, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/14060. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)