Análise do comportamento de compra de produtos orgânicos
Resumo
Tendo em vista o crescimento do acesso à informação, o interesse das pessoas sobre alimentação segura e saudável tem se tornado mais visível, e neste contexto estão inseridos os produtos orgânicos. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o comportamento de compra de consumidores de produtos orgânicos que frequentaram uma cooperativa especializada em produtos coloniais, naturais, orgânicos e ecológicos. A pesquisa possui natureza qualitativa do tipo descritiva, sendo operacionalizada por meio de entrevistas, com um roteiro integrando 14 perguntas previamente estruturadas, formuladas a partir das variáveis apontadas por Radman (2005) em estudo feito na Croácia sobre a mesma temática. Como principais resultados, verificou-se que a maioria dos entrevistados começou a consumir os produtos orgânicos visando a sua saúde, sendo que, os consumidores, de modo geral, estão dispostos a pagar mais pelos produtos orgânicos em relação aos produtos convencionais. Entretanto, os entrevistados revelaram não possuir certeza quanto à procedência dos produtos que lhe são vendidos como orgânicos pois acreditam que a fiscalização não é tão rigorosa como deveria ser.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.