OBSTÁCULOS E EXPECTATIVAS DE GÊNERO NA CONSTRUÇÃO DA CARREIRA PROFISSIONAL NA PERCEPÇÃO DAS MULHERES

Autores

  • Administradora Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP
  • João Pinheiro de Barros Neto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP https://orcid.org/0000-0002-5680-6658

DOI:

https://doi.org/10.5212/Admpg.v.13.21517.006

Resumo

A proposta da pesquisa descrita neste artigo foi mostrar a percepção que as mulheres trabalhadoras dos últimos anos têm em relação ao seu ambiente de trabalho, dificuldades em suas carreiras, preconceito de gênero, estereótipos como o da diabolização da mulher, postura sabotadora dos homens no trabalho em relação às mulheres e sobre a característica patriarcal da sociedade brasileira. Assim, foi possível apreender a visão das mulheres dentro do mercado de trabalho e a expectativa delas para o futuro. Trata-se de uma pesquisa exploratória com o uso de questionário enviado por rede social que coletou duzentas e sessenta e três respostas válidas. As mulheres expuseram suas dificuldades, mas também trouxeram uma visão até certo ponto positiva das relações de trabalho para o gênero feminino que vêm melhorando, embora ainda muito longe do ideal. A pesquisa indica a necessidade de mais estudos visando atualizar a problemática e responder outras perguntas importantes para se alcançar a igualdade de gênero em posições de liderança, principalmente, nas organizações.

Biografia do Autor

Administradora, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP

Administradora profissional, Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC SP. 

Downloads

Publicado

29-03-2023

Como Citar

FERNANDES, D. C.; BARROS NETO, J. P. de. OBSTÁCULOS E EXPECTATIVAS DE GÊNERO NA CONSTRUÇÃO DA CARREIRA PROFISSIONAL NA PERCEPÇÃO DAS MULHERES . Revista ADMPG, [S. l.], v. 13, n. 1, 2023. DOI: 10.5212/Admpg.v.13.21517.006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/21517. Acesso em: 15 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos