OBSTÁCULOS E EXPECTATIVAS DE GÊNERO NA CONSTRUÇÃO DA CARREIRA PROFISSIONAL NA PERCEPÇÃO DAS MULHERES
DOI:
https://doi.org/10.5212/Admpg.v.13.21517.006Resumo
A proposta da pesquisa descrita neste artigo foi mostrar a percepção que as mulheres trabalhadoras dos últimos anos têm em relação ao seu ambiente de trabalho, dificuldades em suas carreiras, preconceito de gênero, estereótipos como o da diabolização da mulher, postura sabotadora dos homens no trabalho em relação às mulheres e sobre a característica patriarcal da sociedade brasileira. Assim, foi possível apreender a visão das mulheres dentro do mercado de trabalho e a expectativa delas para o futuro. Trata-se de uma pesquisa exploratória com o uso de questionário enviado por rede social que coletou duzentas e sessenta e três respostas válidas. As mulheres expuseram suas dificuldades, mas também trouxeram uma visão até certo ponto positiva das relações de trabalho para o gênero feminino que vêm melhorando, embora ainda muito longe do ideal. A pesquisa indica a necessidade de mais estudos visando atualizar a problemática e responder outras perguntas importantes para se alcançar a igualdade de gênero em posições de liderança, principalmente, nas organizações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Administradora, João Pinheiro de Barros Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.