RELACIONES INTERCULTURALES EN LAS EMPRESAS:
UN ESTUDIO EXPLORATORIO DESDE LA PERSPECTIVA DE LOS EMPLEADOS
DOI:
https://doi.org/10.5212/Admpg.v.01.2503.008Resumo
O artigo discute os desafios da comunicação intercultural no local de trabalho, enfatizando a sua relevância num contexto globalizado. Ao investigar as dificuldades na interação entre brasileiros e estrangeiros, o estudo identifica a falta de programas de integração e inserção como os principais obstáculos. Apresentando hipóteses sobre as dificuldades na criação de vínculos e comunicação, o trabalho destaca a importância de abordagens específicas e atividades de integração para superar essas barreiras. Além disso, explora a diversidade cultural e a inclusão como processos contínuos que exigem esforço e dedicação. A pesquisa revela a predominância de elementos culturais, linguísticos e de experiências pessoais na formação de vínculos e na comunicação. Os resultados sugerem que atividades informais, cursos de línguas e eventos sociais podem promover um ambiente mais inclusivo. Com base em análises quantitativas e qualitativas, conclui-se que as relações interculturais no local de trabalho enfrentam desafios significativos, mas estratégias eficazes podem facilitar a integração e promover uma convivência mais harmoniosa. Contudo, o estudo reconhece as limitações do tamanho da amostra, enfatizando a necessidade de mais pesquisas para generalizar os resultados e melhorar as práticas organizacionais relacionadas à diversidade e inclusão cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 João Pinheiro de Barros Neto, Gisele Angelo Tanabe

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
