RELACIONES INTERCULTURALES EN LAS EMPRESAS:

UN ESTUDIO EXPLORATORIO DESDE LA PERSPECTIVA DE LOS EMPLEADOS

Autores

  • João Pinheiro de Barros Neto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP https://orcid.org/0000-0002-5680-6658
  • Gisele Angelo Tanabe Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.5212/Admpg.v.01.2503.008

Resumo

O artigo discute os desafios da comunicação intercultural no local de trabalho, enfatizando a sua relevância num contexto globalizado. Ao investigar as dificuldades na interação entre brasileiros e estrangeiros, o estudo identifica a falta de programas de integração e inserção como os principais obstáculos. Apresentando hipóteses sobre as dificuldades na criação de vínculos e comunicação, o trabalho destaca a importância de abordagens específicas e atividades de integração para superar essas barreiras. Além disso, explora a diversidade cultural e a inclusão como processos contínuos que exigem esforço e dedicação. A pesquisa revela a predominância de elementos culturais, linguísticos e de experiências pessoais na formação de vínculos e na comunicação. Os resultados sugerem que atividades informais, cursos de línguas e eventos sociais podem promover um ambiente mais inclusivo. Com base em análises quantitativas e qualitativas, conclui-se que as relações interculturais no local de trabalho enfrentam desafios significativos, mas estratégias eficazes podem facilitar a integração e promover uma convivência mais harmoniosa. Contudo, o estudo reconhece as limitações do tamanho da amostra, enfatizando a necessidade de mais pesquisas para generalizar os resultados e melhorar as práticas organizacionais relacionadas à diversidade e inclusão cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Pinheiro de Barros Neto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP

Administrador com Pós-doutorado, Doutorado em Ciências Sociais e Mestrado em Administração pela PUC SP. Especialista em Administração pela EAESP FGV. Agraciado com o título de Comendador pela Associação Brasileira de Liderança – ABL. Coordenador do Curso de Extensão em Liderança da COGEAE/PUC SP. Professor Assistente Doutor da FEA PUC SP na área de Gestão de Pessoas. Membro do Grupo de Excelência em Instituições de Ensino Superior - GIES e de Pesquisa Aplicada em Administração - GEPAD do Conselho Regional de Administração em São Paulo - CRA SP. Publicou quarenta e dois livros como autor, coautor e organizador na área de Administração, Liderança, Gestão de Pessoas e Competências. Membro da Banca Examinadora do Prêmio Nacional da Qualidade de 2002 a 2016. Membro do grupo de Estudos em Empreendedorismo e Inovação CNPQ (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0453533525051120). 

http://lattes.cnpq.br/7827126715303644

www.linkedin.com/in/Professor-BARROS-João-Pinheiro-de-Barros-Neto

https://www.instagram.com/joaopinheirodebarrosneto/

Publicado

25-07-2025

Como Citar

BARROS NETO, J. P. de; TANABE, G. A. RELACIONES INTERCULTURALES EN LAS EMPRESAS:: UN ESTUDIO EXPLORATORIO DESDE LA PERSPECTIVA DE LOS EMPLEADOS. Revista ADMPG, [S. l.], v. 14, n. 2, 2025. DOI: 10.5212/Admpg.v.01.2503.008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/23958. Acesso em: 5 dez. 2025.