ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR UM APLICATIVO DE DELIVERY PARA CAPTAÇÃO DE CLIENTES EM E-COMMERCE
DOI:
https://doi.org/10.5212/Admpg.v.13.21764.008Resumo
Os restaurantes estão inseridos em um ambiente de competitividade, buscando sempre captar novos clientes para atender. Com o avanço de tecnologias; surgimento do e-commerce, e devido ao cenário pandêmico, os aplicativos de delivery se tornaram uma oportunidade de restaurantes migrarem para internet e alcançar mais pessoas. O objetivo desta pesquisa é conhecer as estratégias utilizadas por um aplicativo de delivery, para entender como restaurantes fazem a captação de clientes na cidade de Manhuaçu (MG), avaliar se o público percebe tais ações do aplicativo. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa, com questionário e entrevistas com os principais atores envolvidos: responsável pelo aplicativo, restaurantes que utilizam a plataforma e consumidores finais. Este estudo permitiu conhecer ações estratégicas de restaurantes dentro do aplicativo de delivery, o fluxo de informações que os usuários tem acesso, bem como o comportamento e critérios de compra dos consumidores. Os consumidores finais apresentaram uma percepção de valor maior pautada em descontos promocionais, a forma de pagamento, facilidade de uso e o fato de efetuarem as compras sem saírem de casa. Os restaurantes entendem como principais aspectos positivos a rapidez em utilizar mais o e-commerce; o aumento de transações a partir da utilização do aplicativo; possibilidade de atender um maior número de usuários. Ressalta-se ainda a insatisfação dos consumidores finais com a demora da entrega dos pedidos, fato este que deve ser revisto pelas organizações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Reginaldo Adriano de Souza, Emanuelly Barbosa de Souza, Rita de Cássia Martins de Oliveira Ventura, Lilian Beatriz Ferreira Longo, Luiz Gustavo Leite Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.