MÃES TUTORAS - OS REQUISITOS PARA O EXERCÍCIO DA TUTORIA E AS AÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE SEUS FILHOS - COMARCA DE VILA RICA, 1770-1830.

Autor/innen

  • Kelly Lislie Julio Docente na Universidade Federal do Maranhão; Doutoranda na Universidade Federal de Minas Gerais

Schlagworte:

mulheres, tutoria, educação, órfãos, Vila Rica

Abstract

Este artigo, parte de uma pesquisa de doutoramento, baseia-se no cotidiano de algumas mulheres que viveram no Termo de Vila Rica, Capitania de Minas Gerais, entre 1770 e 1830. A intenção com este artigo é discutir o papel das mulheres enquanto tutoras na administração dos bens e educação dos menores. Para isso, apresentaremos brevemente a família e os papeis ideais a serem assumidos por seus membros. Depois, analisaremos os casos de tutorias assumidos por mulheres, destacando os principais requisitos elas deveriam possuir para serem consideradas elegíveis para a função. Finalmente, examinaremos alguns casos de tutorias exercidos por mães, especialmente no que se refere ao direcionamento às formas de educação dos órfãos. Para isso, serão privilegiados os testamentos e inventários dos maridos que nomeavam suas esposas como tutoras, os requerimentos e as justificativas enviados à Justiça pelas mulheres solicitando tal encargo e, também, algumas contas de tutela. Entende-se que a tutoria possibilitava maior influência na formação dos órfãos e na administração de seus bens. Desse modo, ao serem nomeadas ou alcançando a tutoria solicitada junto aos órgãos normativos, as mulheres participavam de modo determinante do processo educativo de seus filhos.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Kelly Lislie Julio, Docente na Universidade Federal do Maranhão; Doutoranda na Universidade Federal de Minas Gerais

Kelly Lislie Julio é professora assistente do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão/Imperatriz. É ainda doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, com doutorado sanduíche no Programa de Pós-graduação em História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. É autora de diversos artigos apresentados em congressos nacionais e internacionais e membro de diferentes grupos de pesquisas. É ainda sócia da Sociedade Brasileira de História da Educação – SBHE e ANPUH. Suas pesquisas estão relacionadas à educação no período colonial da América Portuguesa e primeiros anos do Império com ênfase nas estratégias femininas para a educação de crianças e jovens, especialmente no Termo de Vila Rica – Minas Gerais.

Veröffentlicht

2017-04-10

Ausgabe

Rubrik

Dossiê - Cultura e Educação na América Portuguesa