MÃES TUTORAS - OS REQUISITOS PARA O EXERCÍCIO DA TUTORIA E AS AÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE SEUS FILHOS - COMARCA DE VILA RICA, 1770-1830.

Authors

  • Kelly Lislie Julio Docente na Universidade Federal do Maranhão; Doutoranda na Universidade Federal de Minas Gerais

Keywords:

mulheres, tutoria, educação, órfãos, Vila Rica

Abstract

Este artigo, parte de uma pesquisa de doutoramento, baseia-se no cotidiano de algumas mulheres que viveram no Termo de Vila Rica, Capitania de Minas Gerais, entre 1770 e 1830. A intenção com este artigo é discutir o papel das mulheres enquanto tutoras na administração dos bens e educação dos menores. Para isso, apresentaremos brevemente a família e os papeis ideais a serem assumidos por seus membros. Depois, analisaremos os casos de tutorias assumidos por mulheres, destacando os principais requisitos elas deveriam possuir para serem consideradas elegíveis para a função. Finalmente, examinaremos alguns casos de tutorias exercidos por mães, especialmente no que se refere ao direcionamento às formas de educação dos órfãos. Para isso, serão privilegiados os testamentos e inventários dos maridos que nomeavam suas esposas como tutoras, os requerimentos e as justificativas enviados à Justiça pelas mulheres solicitando tal encargo e, também, algumas contas de tutela. Entende-se que a tutoria possibilitava maior influência na formação dos órfãos e na administração de seus bens. Desse modo, ao serem nomeadas ou alcançando a tutoria solicitada junto aos órgãos normativos, as mulheres participavam de modo determinante do processo educativo de seus filhos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Kelly Lislie Julio, Docente na Universidade Federal do Maranhão; Doutoranda na Universidade Federal de Minas Gerais

Kelly Lislie Julio é professora assistente do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão/Imperatriz. É ainda doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, com doutorado sanduíche no Programa de Pós-graduação em História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. É autora de diversos artigos apresentados em congressos nacionais e internacionais e membro de diferentes grupos de pesquisas. É ainda sócia da Sociedade Brasileira de História da Educação – SBHE e ANPUH. Suas pesquisas estão relacionadas à educação no período colonial da América Portuguesa e primeiros anos do Império com ênfase nas estratégias femininas para a educação de crianças e jovens, especialmente no Termo de Vila Rica – Minas Gerais.

Published

2017-04-10

Issue

Section

Dossiê - Cultura e Educação na América Portuguesa