UMA ANÁLISE SOBRE A ABRANGÊNCIA DA PRESENÇA NEGRA NOS LUGARES DE MEMÓRIA EM PONTA GROSSA

Autor/innen

  • Merylin Ricieli Santos UEPG
  • Jamaira Pillati

Schlagworte:

Lugares de Memória, Negros, Ponta Grossa, Identidades, Representatividade

Abstract

A presente pesquisa foi elaborada com base em uma busca por fontes que tratassem das representações da população negra em três lugares de memória da cidade de Ponta Grossa. O objetivo geral deste trabalho é realizar uma análise sobre o conjunto de fontes que remetem a presença negra na cidade e que se encontram disponíveis na Casa da Memória; Museu Campos Gerais; Fundação Municipal de Cultura. Em relação aos objetivos específicos, busca-se através da visita aos locais de memórias citados, compreender qual é o lugar social da história dos sujeitos negros nos acervos contatados. A pesquisa desenvolveu-se com base nos aportes teóricos de Le Goff (1990), Nora (1993), Pollak (1989), Hall (2007), Silva (2000), Gomes (2005). Sobre os aportes metodológicos, utiliza-se metodologia de pesquisa quantitativa de Minayo; Sanches (1993) e qualitativa Minayo (1994), além da proposta de Ginzburg (1989/1990) acerca do Paradigma Indiciário. Este estudo propõe-se a compreender o quão poucas são as fontes sobre a população negra nos locais visitados e como isso se repercute no processo de construção de identidades negras através do processo de representação estereotipada ou não representação; além de interpretar o processo de não-representação como um indício de exclusão acerca desses sujeitos.

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Autor/innen-Biografien

Merylin Ricieli Santos, UEPG

Graduada em História, licenciatura, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestra em Linguagem, Identidade e Subjetividade (UEPG). Especialista em Gênero e diversidade na Escola (UFPR). Especialista em Gestão educacional e trabalho pedagógico (UEPG). Especialista em História, Arte e Cultura (UEPG). Participou do Programa de Educação Tutorial (PET) de História, no período de Dezembro de 2010 a Julho 2013. Vencedora do concurso Municipal de Ensaios Históricos (2014). Atuou como bolsista, do Projeto: Voz Ativa : juventude, cidadania e práticas culturais na Comunidade remanescente quilombola da colônia Sutil, do Programa Sem Fronteiras (2013). Em parceria com o NUREGS: Núcleo de Relações Étnico-raciais de Gênero e Sexualidade. Atuou no projeto TEIAFRO - Enredando histórias 2015-2016 (SETI/PR). Atualmente é tutora Ead da pós-graduação em História, Arte e Cultura (UEPG) e desenvolve pesquisas que tem como objeto de estudo o Clube Treze de Maio (suas relações culturais e sociais) na cidade de Ponta Grossa.


Jamaira Pillati

Mestre em História: Cultura e identidades pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, possui graduação em História - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Especialista em Mídia, Política e Atores Sociais também pela UEPG e Especialista em Gênero e Diversidade na Escola, pela UFPR-Litoral. Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: Portugal, século XVIII, iluminismo português, história da leitura e história do livro.

Veröffentlicht

2018-02-04

Ausgabe

Rubrik

Artigos