UMA ANÁLISE SOBRE A ABRANGÊNCIA DA PRESENÇA NEGRA NOS LUGARES DE MEMÓRIA EM PONTA GROSSA

Authors

  • Merylin Ricieli Santos UEPG
  • Jamaira Pillati

Keywords:

Lugares de Memória, Negros, Ponta Grossa, Identidades, Representatividade

Abstract

A presente pesquisa foi elaborada com base em uma busca por fontes que tratassem das representações da população negra em três lugares de memória da cidade de Ponta Grossa. O objetivo geral deste trabalho é realizar uma análise sobre o conjunto de fontes que remetem a presença negra na cidade e que se encontram disponíveis na Casa da Memória; Museu Campos Gerais; Fundação Municipal de Cultura. Em relação aos objetivos específicos, busca-se através da visita aos locais de memórias citados, compreender qual é o lugar social da história dos sujeitos negros nos acervos contatados. A pesquisa desenvolveu-se com base nos aportes teóricos de Le Goff (1990), Nora (1993), Pollak (1989), Hall (2007), Silva (2000), Gomes (2005). Sobre os aportes metodológicos, utiliza-se metodologia de pesquisa quantitativa de Minayo; Sanches (1993) e qualitativa Minayo (1994), além da proposta de Ginzburg (1989/1990) acerca do Paradigma Indiciário. Este estudo propõe-se a compreender o quão poucas são as fontes sobre a população negra nos locais visitados e como isso se repercute no processo de construção de identidades negras através do processo de representação estereotipada ou não representação; além de interpretar o processo de não-representação como um indício de exclusão acerca desses sujeitos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Merylin Ricieli Santos, UEPG

Graduada em História, licenciatura, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestra em Linguagem, Identidade e Subjetividade (UEPG). Especialista em Gênero e diversidade na Escola (UFPR). Especialista em Gestão educacional e trabalho pedagógico (UEPG). Especialista em História, Arte e Cultura (UEPG). Participou do Programa de Educação Tutorial (PET) de História, no período de Dezembro de 2010 a Julho 2013. Vencedora do concurso Municipal de Ensaios Históricos (2014). Atuou como bolsista, do Projeto: Voz Ativa : juventude, cidadania e práticas culturais na Comunidade remanescente quilombola da colônia Sutil, do Programa Sem Fronteiras (2013). Em parceria com o NUREGS: Núcleo de Relações Étnico-raciais de Gênero e Sexualidade. Atuou no projeto TEIAFRO - Enredando histórias 2015-2016 (SETI/PR). Atualmente é tutora Ead da pós-graduação em História, Arte e Cultura (UEPG) e desenvolve pesquisas que tem como objeto de estudo o Clube Treze de Maio (suas relações culturais e sociais) na cidade de Ponta Grossa.


Jamaira Pillati

Mestre em História: Cultura e identidades pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, possui graduação em História - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Especialista em Mídia, Política e Atores Sociais também pela UEPG e Especialista em Gênero e Diversidade na Escola, pela UFPR-Litoral. Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: Portugal, século XVIII, iluminismo português, história da leitura e história do livro.

Published

2018-02-04

Issue

Section

Artigos