Gênero e violência no âmbito doméstico: relato de caso

Authors

  • Márcia Cançado Figueiredo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Júlia Cristina Machado Viero Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Melina de Oliveira Cesar Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Juliana Plegge da Silva UFRGS
  • Elen Maria Bandeira Borba Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v20i1.5120

Keywords:

Violência contra a mulher, Violência doméstica, Pessoas com deficiência.

Abstract

A violência contra a mulher geralmente tem sinais de ferimentos que são facilmente visíveis para os dentistas, os quais, por sua vez, têm a obrigação moral e legal de reconhecer e denunciar suspeitas de violência. O presente trabalho objetiva apresentar caso clínico de mulher que foi violentada no ambiente domiciliar, tornando-se uma paciente com deficiência, e auxiliar os cirurgiões-dentistas no sentido de que eles possam garantir ao sistema de justiça penal instrumentos necessários a fim de que os direitos dessas mulheres sejam exercidos. Os cirurgiões-dentistas, como outros profissionais da área da saúde, devem ser capazes de reconhecer os sinais de violência, discutirem suas preocupações com o paciente e saberem para onde encaminhar as vítimas a fim de que elas obtenham assistência. É um dever legal destes profissionais notificarem os casos a fim de interromper o ciclo de violência doméstica.

 

 

Author Biography

Márcia Cançado Figueiredo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Associada IV da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS , Departamento de Cirurgia e Ortopedia (DCO), lotada na Disciplina Infanto-Juvenil e Regente da Disciplina de Atendimento Odontológico aos Pacientes Especiais e Bebe Clinica.

Mestrado e  Doutorado em Odontopediatria pela Faculdade de Odontologia de Bauru/Universidade de São Paulo/USP, Especialista em Saúde Publica pela Escola Nacional de Saúde Publica,e Especialista em Atendimento Odontológico ao Paciente Especiais pelo CFO.

Published

2014-09-26