A revista CEIbero - Cultura e educação nos impérios ibéricos, - ISSN 3086-0083 - é um periódico multi-institucional focado na História dos Impérios Ibéricos (Portugal e Espanha e seus territórios ultramarinos), do século XVI até as décadas iniciais do século XIX.
Com este foco, e com o objetivo de disseminação do conhecimento histórico acadêmico, a Revista está associada ao CEIbero - Grupo de pesquisa Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos, que reúne pesquisadores e estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Universidade Federal do Paraná, Universidade Estadual de Londrina, Universidade do Estado do Pará, Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, entre outras. O CEIbero está em atividade desde 2010, realizando Colóquios bienais e eventos sistemáticos on line.
A Revista CEIbero buscará atender todos os padrões nacionais e internacionais de excelência acadêmica, procedimentos éticos e difusão do conhecimento.
Edição Atual
v. 1 (2025): Revista CEIbero - Glossário de termos do mundo Ibérico setecentista
ISSN 3086-0083
Este é o número inicial da Revista CEIbero - Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos, uma iniciativa do CEIbero, grupo de pesquisa devotado a esses temas desde 2010, com presença em diversas IES em todo o Brasil, em Portugal e outros países da América do Sul.
Para marcamos o começo do trabalho de publicação, escolhemos republicar o Glossário de Termos do Mundo Ibérico setecentista, que tem sido alimentado pelas pesquisas do grupo desde 2018, tendo se tornado um dos carros-chefe do trabalho de investigação coletivo.
A partir deste número, o Glossário... será uma seção permanente da revista, aceitando contribuições de pesquisadores acadêmicos sobre os usos dos termos no período em foco, conforme as "Delimitações introdutórias", apresentadas aqui.
Nos próximos números, serão aceitas contribuições para análise na forma de artigos inéditos dentro do escopo da revista, bem como novas contribuições ao glossário.
Publicado: 12-08-2025