Educação / Instrução
Main Article Content
Downloads
Article Details
References
ALVARÁ de 28 de junho de 1759. Regulamento dos estudos menores. http://www.iuslusitaniae.fcsh.unl.pt. (acesso 20/01/2016).
BLUTEAU, Rafael. Vocabulario portuguez e latino. Coimbra: no Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712.
COMENIUS, I. A. Didactica Magna. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
ELEMENTOS da civilidade e da decência para instrucção da mocidade de ambos os sexos: traduzidos do francez em vulgar. (1824). Lisboa: Na Typographia Rollandiana. (1a edição 1788).
A ESCOLA dos bons costumes, ou refleçoens moraes e históricas, sobre as máximas ... Traduzida e augmentada com hum tratado practico da civilidade portuguesa por D. Joao de N. Sra. da Porta Siqueira. Porto: Na Officina de Antonio Alvarez Ribeiro, 1786.
INFORMAÇÃO da Capitania de Minas Gerais, dada em 1805 por Basilio Teixeira de Sá Vedra. Revista do Arquivo Público Mineiro, v.2, fasc.4, 1897, pp. 673-683.
INSTRUCÇÃO para o Visconde de Barbacena Luiz Antonio Furtado de Mendonça, Governador e Capitão General da Capitania de Minas Gerais. (1844). Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, n.21, p.5.
LOCKE, J. Some thoughts concerning education. Edited by John William Adamson. New York: Dover Publications, Inc., 2007.
METODO de ser feliz ou catecismo de moral, especialmente para uso da mocidade. Versão do francez para o idioma vulgar por G.E.F. Coimbra: Na Real Impressão da Universidade, 1787.
PROENÇA, Martinho de Mendonça de Pina e de. Apontamentos para a Educação de Hum Menino Nobre. Lisboa Occidental, Officina de Joseph Antonio da Sylva, 1734.
SANCHES, António Nunes Ribeiro. Cartas sobre a educação da mocidade. Nova ed. rev. / Maximiano de Lemos. Coimbra: Imp. da Universidade, 1922.
SILVA, D. L. T. de S. e. Escolla nova christã, e política, na qual se ensinão os primeiros rdumentos, que deve saber o Menino Christão, e se lhe dão regras geraes para com facilidade, e em pouco tempo aprender a ler, escrever, e contar. Escripta para o uso de seus filhos por. Lisboa: Na Officina de Joaquim Thomas d’Aquino Bulhoens, 1799.
SOUZA, M. D. de. Nova escola de Meninos na qual se propõem hum methodo fácil para ensinar a ler, escrever, e contar, com huma breve direção para a educação dos Meninos Ordenada para descanso dos Mestres, e utilidade dos Discipulos. Por Coimbra: Na Real Officina da Universidade, 1784.
THESOURO de meninas ou diálogos entre uma sabia aia e suas discípulas...Composto da língua franceza por Madame Leprince de Beaumont e traduzido na portuguesa por Joaquim Ignacio de Frias. Lisboa, Viuva Bertrand & Cia. 1783.
VASCONCELOS, João Rosado Vilalobos e. O perfeito pedagogo na arte de educar a mocidade, em que se dão as regras da policia e urbanidade christã, conforme os usos e costumes de portugal. Lisboa : Na Typ. Rollandiana, 1782.
VERNEY, Luís António. Verdadeiro método de estudar, para ser útil à República, e à Igreja: proporcionado ao estilo, e necessidade de Portugal. Valensa, na Oficina de Antonio Balle, 1746.