Pedagogia

Main Article Content

Justino Magalhães

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

Section
Glossário de termos do mundo Ibérico setecentista
Author Biography

Justino Magalhães , Universidade de Lisboa

Historiador da Educação; Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Membro da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF); Colaborador do Centro de História da Universidade de Lisboa
Principais Áreas de Investigação e Publicação: História da Educação; História da Escola; História da Literacia; História dos Manuais Escolares; História das Instituições Educativas; História do Sítio Educativo; História do Município Pedagógico.

References

DURKHEIM, Émile. Éducation et sociologie. 1922. Disponível em: education_socio.doc (live.com)

FERREYRA, Francisco Leytam. Nova Arte de Conceitos que com o título de Licções Academicas na Publica Academia dos Anonymos de Lisboa. Officina de Antonio Pedrozo Galeano, 1718. Disponível em: https://purl.pt/34954/1/l-1494-p/html/index.html#/28-29. Acesso em: 17 maio 2025.

FONSECA, Petri Joseph da. Lexicon Latinum. Lusitana Interpretatione adiecta ad usum Lusitanorum Adolescentium. Olisipone: Ex Typographia Regia, 1798.

FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido. Resenha a: Jean Houssaye, Michel Söetard, Daniel Hameline, Michel Fabre. Manifesto a favor dos Pedagogos. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, p. 251-255, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/P4HcktSdF6cFzHCpvgzk6Sd/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 maio 2025.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Porto: Afrontamento, 1972.

FRIJHOFF, Willem. La Maître et ses dilemmes dans l’Histoire. In: MAGALHÃES, Justino; ESCOLANO, Agustin (Orgs). Os Professores na História. Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 1999.

GOCKLER, Louis. La Pédagogie de Herbart. Thèse pour la Doctorat d’Université présentée a la Faculté des Lettres de Paris. Paris: Librairie Hachette et Ce, 1905.

HOUSSAYE, Jean. Le Triangle Pédagogique. Théorie et Pratiques de l’Éducation Scolaire I. Berne: Peter Lang, 1992.

KANT, Immanuel. Sobre a Pedagogia. 2.ed.rev. [trad. de Francisco Cock Fontanella]. Piracicaba, 1999. Disponível em: https://marcosfabionuva.com/wp-content/uploads/2011/08/sobre-a-pedagogia.pdf. Acesso em: 18 maio 2025.

MAGALHÃES, Justino. Na Rota da Educação: epistemologia, teoria, história. Uberlândia; Campinas: EDUFU/ UNICAMP, 2022.

MIALARET, Gaston. Introduction aux Sciences de l’Éducation. Paris: UNESCO, Lausanne: Delachaux & Niestlé, 1985.

NÓVOA, António. Pedagogia: A Terceira Margem do Rio. Conferência no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, 2011. Disponível em: https://www.iea.usp.br/publicacoes/textos/pedagogianovoa.pdf/at_download/file. Acesso em: 18 maio 2025.

POMBO, Olga. Pedagogia por Objetivos/Pedagogia com Objetivos. [s/d]. Disponível em: https://people.web.uma.pt/jesussousa/TCPCC/8_Por%20ou%20com%20objectivos.pdf. Acesso em: 2 set. 2024.

ROCHA, Filipe. Correntes Pedagógicas Contemporâneas. Aveiro: Livraria Estante Editora, 1988.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Émile ou de l’éducation. Paris: Éditions Gallimard, 1969.

SAVIANI, Dermeval. Resenha a: Giovanni Genovesi. Pedagogia: dall’ Empiria verso la Scienza. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, p. 247-251, jan./ abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/P4HcktSdF6cFzHCpvgzk6Sd/?format=pdf&lang=pt.

SNYDERS, Georges. Les XVIIe et XVIIIe siècles. In: DEBESSE, Maurice; MIALARET, Gaston. Traité des Sciences Pédagogiques. Paris: Presses Universitaires de France, 1971.

VASCONCELOS, João Rosado de Villa-Lobos e. O Perfeito Pedagogo na Arte de Educar a Mocidade, em que se dão as Regras da Polícia e Urbanidade Christã, conforme os Usos e Costumes de Portugal. Lisboa: Typographia Rollandiana, 1782.