NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS (NEABI) E AÇÕES DE EXTENSÃO: PROPOSIÇÕES E ATIVIDADES JUNTO À COMUNIDADE BOCA DA BARRA – SABIAGUABA, FORTALEZA/CE

Autores

  • Távila da Silva Rabelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • Anna Érika Ferreira Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • Carolinne Melo dos Santos Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • Natália de Freitas Oliveira Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Jair Bezerra dos Santos Júnior Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i3.0002

Palavras-chave:

Sabiaguaba, Curso de extensão, Educação ambiental, Cultura alimentar, NEABI.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o conjunto de atividades relacionadas ao processo de reativação e fortalecimento do Neabi no campus Fortaleza, o qual tem como frente de ação o curso de extensão “Digitais de diálogos” com crianças da comunidade tradicional da Boca da Barra, localizada no bairro Sabiaguaba, na capital cearense. O curso foi pensado de acordo com a demanda das lideranças da comunidade envolvidas nas ações da biblioteca comunitária Casa Camboa e visa promover a educação ambiental e o resgate da cultura alimentar indígena da referida comunidade, levando as crianças a resgatarem a memória de seus antepassados através das oficinas realizadas semanalmente, nas manhãs de sábado, de setembro a novembro de 2018.

Biografia do Autor

Távila da Silva Rabelo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Aluna de Graduação do  Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza - CE, Brasil.

Anna Érika Ferreira Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza - CE, Brasil. Doutorado em Geografia.

Carolinne Melo dos Santos, Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Ceará - IFCE

Aluna de Graduação do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza - CE, Brasil. 

Natália de Freitas Oliveira, Universidade Federal do Ceará - UFC

Bolsista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza - CE, Brasil. Doutorado em Engenharia Química. 

Jair Bezerra dos Santos Júnior, Universidade Federal do Ceará - UFC

Aluno de Mestrado da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza - CE, Brasil.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Estabelece a inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Disponível em: <http://www.ensinoafrobrasil.org.br> Acesso em: 13 abr. 2018.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000. Institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9985.htm>. Acesso em: 17 nov. 2018.

FORTALEZA. Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF). Plano de Manejo das Unidades de Conservação Parque Natural Municipal das Dunas de Sabiaguaba (PNMDS) e Área de Proteção Ambiental (APA) de Sabiaguaba. Fortaleza, 2010, 304 p.

LIMA, Maria do Céu. Pescadoras e Pescadores artesanais do Ceará: modo de vida, confrontos e horizontes. Mercator, Fortaleza, v. 5, n.10, p. 39-54, nov. 2008. Disponível em: <http://www.mercator.ufc.br/mercator/article/view/66>._Acesso em: 15 nov._2018.

MAIO, M. C.; MONTEIRO, S.: Tempos de racialização: o caso da ‘saúde da população negra’ no Brasil. História, Ciências, Saúde, Manguinhos, v. 12, n. 2, p. 419-46, maio-ago. 2005.

OLIVA, Anderson Ribeiro. A história africana nos cursos de formação de professores: panorama, perspectivas e experiências. Estudos Afro-Asiáticos, v. 28, n. 1-3, p. 187-219, jan./dez. 2006. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/6224>. Acesso em: 15 abr. 2017.

REVISTA ESCOLA PÚBLICA. Ensino da Cultura Afro e Indígena. Entrevista com Tatiane Cosentino Rodrigues. Ed. 41, 2014. p.42-45.

ROCHA, Helena do S. C. da. O que sabe quem ensina África na Geografia? Impactos na implementação da Lei nº 10.639/2003 no IFPA – Campus Belém. Revista Thema, v. 8, n. 2, 2011. Disponível em: <http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/109/ 41>. Acesso em: 15 mar. 2018.

ROCHA, L. Políticas afirmativas e educação: a Lei 10.639/03 no contexto das políticas educacionais no Brasil contemporâneo. Curitiba, 2006.

Downloads

Publicado

2019-09-04