EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE PRIMEIROS SOCORROS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.16.14259.024Resumo
A necessidade de desenvolvimento de ações sobre primeiros socorros direcionadas a educadores tornou-se extremamente necessária, visto que os acidentes ocorrem em maior parte nas escolas ou a caminho destas. Este trabalho teve como objetivo relatar o trabalho de educação em saúde realizado com profissionais da educação, realizado por meio de oficinas durante a Operação RONDON 2017. Os temas trabalhados foram: “Primeiros socorros no âmbito escolar”, “Orientação sobre primeiros socorros aos educadores” e “Prevenção de acidentes”. Utilizou-se um questionário de perguntas antes e após as palestras educativas. Os resultados do presente estudo mostraram a necessidade de adoção de práticas educativas sobre primeiros socorros com a participação ativa dos educadores. Conclui-se que ensinamentos sobre primeiros socorros devem ser realizados rotineiramente com os educadores para execução do atendimento emergencial, podendo reduzir a gravidade de acidentes e prevenir maiores danos.
Referências
CARDOSO, V; REIS, A. P; LERVOLINO, S. A. Escolas promotoras de saúde. Revista Brasileira Crescimento e desenvolvimento humano, v.18, n. 2, p.107-115, 2008.
OLIVEIRA, JS. Acidentes em crianças e adolescentes: estudo epidemiológico de saúde escolar em Belo Horizonte, MG. Belo Horizonte: Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, 2000.
DONOSCO, MTV; CHIANCA, TCM. Condições envolvidas na ocorrência de acidentes em população infantil atendida em um hospital de pronto-socorro de Belo Horizonte. Revista Medicina Minas Gerais, v.12, n.1, p.11-16, 2002.
BERNANDES; LUIZ, E; MACIAL, F. A.; DEL VECCHIO, F. B. Primeiros socorros na escola: nível de conhecimento dos professores da cidade de Monte Mor. Movimento e Percepção, v.8, n.11, p. 289-306, 2007.
COLLUCCI, C. Acidente infantil ocorre perto de adulto. Folha on-line, São Paulo, 2006. Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u123446.shtml>. Acesso em: 10 dez. 2017, 23:12:58.
FIORUC, B. E.; MOLINA, A.C.; JUNIOR, W.V.; LIMA, S.A.M. Educação em saúde: abordando primeiros socorros em escolas públicas no interior de São Paulo. Revista eletrônica de enfermagem, v.10, n.3, 2008.
OLIVEIRA, M.A.; SILVA JUNIOR, C.J.; TOLEDO, E.M. O conhecimento em pronto-socorrismo de professores da rede municipal de ensino do ciclo I de Cruzeiro-SP. Educação, Cultura e Comunicação, v. 4, n. 7, 2013.
SILVA, R. C. L.; FIGUEIREDO, N. M. A (Org.). Enfermagem: cuidando em emergência. São Caetano do Sul, SP: Yendis Editora, 2006.
PELICIONI, M. C. F.; GIKAS, R. M. Prevenção de acidentes em escolares: proposta de metodologia de diagnóstico para programa educativo. Revista Brasileira Saúde Escola, v.2, n.1, p.23-26, 1992.
PERGOLA, A. M.; ARAUJO, I. E. M. O leigo em situação de emergência. São Paulo: Revista da Escola de Enfermagem da USP, v.42, n.4, p.769-776, 2008.
VELDE, S. V.; BROOS, P.; BOUWELEN, M. V.; WIN, R.; SERMON, A.; VERDUYCKT, J. et al. European first aid guidelines. Resuscitation, v.72, n.2, p.240-251, 2007.
SENA, S. P. et al. A percepção dos acidentes escolares por educadores do ensino fundamental. Belo Horizonte. Disponível em: Acesso em: 10 dez 2017.
LEITE, A. C. Q. B. et al. Primeiros socorros nas escolas. Revista Extendere, v. 1, n. 2, 2014.
CARVALHO, F. F. Acidentes Infantis: Relatos de Diretores e Professores do Ensino Fundamental e Análise do Material Didático. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.
LIBERAL, E. F.; AIRES, R.T.; OSÓRIO, A.D.A. Escola segura. Jornal de Pediatria, v.81, n.5, p.155-63, 2005.
HAFEN, Q. B; KARREN, J. K; FRADSEN, J. K. Primeiros socorros para estudantes. Barueri: Malone, 2002.
BESSA, A. G.; DE SOUZA VIEIRA, L. J. E. Acidentes em crianças no contexto escolar-uma visão do educador. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v.14, n.1, p. 15-20, 2012.
PATRÍCIO, A. C.F.A.; SOUZA, L.F.; ANDRADE, A.F.R; FEITOSA, K.J; DURIE, I.H.S. Conhecimento dos profissionais que trabalham na educação infantil: prevenção e manejo do trauma. Revista de enfermagem UFPE on line-ISSN: 1981-8963, p. 6617-6623, 2013.
RIBEIRO, C. S. Os primeiros socorros como uma competência de efetivação dos direitos referentes à vida e à saúde: o desafio do educador infantil. Colóquio Internacional de Educação, v. 1, n. 1., 2011.
OLIVEIRA, M. Fundamentos do socorro pré-hospitalar. Chapecó-SC: Grifos, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.