DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E VALORES ORGANIZACIONAIS EM DISCENTES DE UMA EMPRESA JÚNIOR

Autores

  • Kimberli Terumy Sato Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Eduardo Guilherme Satolo Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Timóteo Ramos Queiroz Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Palavras-chave:

Processo de ensino-aprendizagem, Movimento Empresa Júnior, EmpreenderJr., Desenvolvimento de competências, Aprendizagem organizacional.

Resumo

A participação em atividades de extensão, em geral, e do Movimento Empresa Júnior (MEJ), em específico, tendem a auxiliar o discente no desenvolvimento de competências, espírito crítico, analítico e empreendedor. Este artigo analisa como as ações internas e externas realizadas por uma Empresa Júnior (EJ) ligada a um curso de graduação em Administração podem auxiliar no desenvolvimento do discente no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto,abordou-se a revisão da literatura sobre o MEJ e a fundamentação de duas teorias ligadas ao processo de ensino-aprendizagem e competências geradas,sendo a base analítica dos dados da pesquisa. Para a discussão,foi empregada como método a pesquisa- ação,que justifica cientificamente a discussão de como as diversas ações realizadas interagem com os valores da empresa e com os tipos de aprendizagem dos sujeitos envolvidos. Como resultado, nota-se a importância do processo sócio prático realizado em grupo e que traz fortes valores aos discentes relacionados em relação ao desenvolvimento de competências instrumentais e sociais.

Biografia do Autor

Kimberli Terumy Sato, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Aluna do curso de Bacharelado em Administração da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Tupã, Brasil.

Eduardo Guilherme Satolo, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Tupã, Brasil. Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Brasil. 

Timóteo Ramos Queiroz, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Tupã, Brasil. Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil. 

Downloads

Publicado

2015-12-15