ESBOÇOS DO PROVIR PARA UMA REFORMA CONSTITUCIONAL ECOLÓGICA
Abstract
As mudanças nas Constituições brasileiras tiveram como impulso a conjuntura do período vivenciado. Partindo desse pressuposto, este artigo objetiva analisa como a crise ambiental contemporânea requer uma reforma constitucional. Para tanto, a partir do método hipotéticoindutivo, faz-se um resgate histórico dos desencaixes sociais, políticos, econômicos e culturais que ocasionaram ajustes constitucionais, desde o início, até a promulgação da Constituição Federal de 1988. Posteriormente, e sob o prisma interdisciplinar, examinam-se as projeções científicas ambientais contemporâneas no intento de sobrepor um novo axioma para a hermenêutica constitucional. A valoração ecológica se baseia na defesa de verbas vinculadas, bem como na criação de um Poder Constituinte Supranacional Ambiental. Longe de orquestrar uma utopia, esse artigo defende a impostergabilidade de ações coletivas em prol do ambiente, sobretudo pela iminência de um colapso. Logo, viver em um ambiente saudável e fidedigno para as próximas gerações é de interesse global, sobrelevando, assim, as reflexões deste escrito.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.