Reestruturando o procedimento de registro de candidaturas com auxílio das técnicas do processo estrutural
Abstract
RESUMO: Este artigo analisa o estado de desestruturação observado na forma como atualmente está disposto o processo de registro candidaturas. Para compreender melhor este estado não ideal foi coletado dados das eleições de 2022 do Estado do Paraná, acerca das causas de indeferimentos ocorridas nas candidaturas de deputados. Demonstra como as técnicas do processo estrutural podem auxiliar nesta reestruturação. Expõe a intenção de participação nas audiências públicas do Tribunal Superior Eleitoral que objetivam aprimorar as resoluções que regem o processo eleitoral, para apresentar proposta de prevenção de combate ao estado de desconformidade relatado, com a criação de um novo instituto, denominado pré registro de candidaturas. Ele funcionará como espécie de filtro de viabilidade de candidaturas, para que os partidos políticos, responsáveis pela escolha e registro dos candidatos, dentro do espírito cooperativo, escolham apenas aqueles que não possuem impedimentos baseados em certidão prévia.
Palavras chaves: Pré-registro de candidatura. Processo Eleitoral. Processo estrutural. Cooperação. Audiências Públicas
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.