Limites éticos do uso danoso de animais na experimentação a partir do paradigma moral e jurídico do princípio do tratamento humanitário
Resumen
O Brasil autoriza experimentação com humanos e animais. Entretanto, para regulamentação, adotam-se dois paradigmas distintos, consoante a espécie. A experimentação humana baseia-se constitucionalmente em direitos fundamentais, inspirados no valor da dignidade pessoal, e os princípios norteadores são, principalmente, autonomia, não maleficência, beneficência e justiça. A experimentação animal baseia-se no princípio constitucional da não crueldade, inspirado no valor da senciência, e os princípios norteadores são substituição, redução e refinamento. Comparativamente, um paradigma reconhece a pessoalidade e respeita a dignidade dos participantes, enquanto o outro reconhece a senciência e respeita tal condição dos objetos. Considerando que a pessoalidade não decorre, necessariamente, da espécie, há um problema ético nesta dualidade. Assim, o artigo busca apresentar possíveis incorreções morais na convivência desses padrões bioéticos e demonstrar que, por uma questão de justiça, seres considerados pessoas devem ser respeitados em sua dignidade.
Palavras-chave: Experimentação Animal. Experimentação Humana. Ética em Pesquisa. Direitos Animais. Participantes da Pesquisa.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista acuerdan los siguientes términos:
1. Os autores mantienen los derechos autorales y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la forma de Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con reconocimiento de su autoría e publicación inicial en esta revista.
2. Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que eso permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para mayor información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS así como otros software de apoyo al sistema de publicación de acceso público a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de e-mail en este sitio serán utilizados exclusivamente para los propósitos de la revista, no estando disponibles para otros fines.