BREAKING BAD OR BREAKING BARRIERS?
PENA DE MORTE E O EXCEPCIONALISMO AMERICANO NA ERA DOS DIREITOS HUMANOS
Resumo
O artigo tem como objetivo geral explorar a dinâmica da pena de morte nos Estados Unidos, especialmente no contexto do conflito aparente entre a jurisprudência da Suprema Corte dos EUA e o direito internacional. Especificamente, busca-se investigar como o exceptionalismo americano influencia e é refletido nas decisões da Suprema Corte relacionadas à pena de morte, evidenciando como este se manifesta através da jurisprudência nacional, que frequentemente entra em conflito com normas internacionais. Traça-se uma análise crítica da intersecção entre a jurisprudência da Suprema Corte dos EUA e o direito internacional, com foco na pena de morte e no exceptionalismo americano. Por meio da análise de casos significativos, como Breard v. Greene e Medellín v. Texas, este trabalho desnuda a essência da soberania americana no contexto global. Pontua-se a tensão entre o caráter único da lei americana e a pressão internacional para aderir a normas e valores universais. O artigo também traz reflexões sobre o futuro incerto do direito internacional e a contenciosa questão da pena de morte nos EUA, fazendo um apelo à humanização da lei.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.