A produção acadêmica discente em nível de graduação do curso de Serviço Social da UEPG a partir dos trabalhos de conclusão de curso no período 2010 – 2020

Conteúdo do artigo principal

Jussara Ayres Bourguignon
https://orcid.org/0000-0002-2448-4121
Peterson Alexandre Marino
https://orcid.org/0000-0002-6998-4998
Camila Aparecida da Silva Albach
https://orcid.org/0009-0008-3452-7034

Resumo

Em 2023, o Curso de Serviço Social da UEPG completou 50 anos, retratando uma trajetória destinada à formação de profissionais 
comprometidos com o projeto ético-político da profissão. Nesta trajetória, houve investimento na qualificação do processo de ensino-aprendizagem, consolidação da pesquisa e construção de projetos e programas de extensão universitária, contribuindo para a articulação ensino, pesquisa e extensão. Nesse contexto, o projeto pedagógico do curso de Serviço Social tem como parte do Núcleo de Fundamentos do Trabalho Profissional a disciplina Pesquisa em Serviço Social. Enfatizando a relevância dessa disciplina e seus desdobramentos, este artigo objetiva refletir sobre a dimensão investigativa e sua presença no processo de formação profissional de Serviço Social, contextualizar a disciplina de pesquisa no projeto político-pedagógico do curso de Serviço Social da UEPG e sistematizar a produção acadêmica discente em nível de graduação do curso de Serviço Social da UEPG a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) no período 2010 – 2020. Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva, sustentada em pesquisa documental, cujos resultados foram sistematizados mediante revisão de literatura ancorada em referencial teórico-crítico. Seus resultados estão organizados em três aspectos: pesquisa e processo de formação profissional em Serviço Social; o projeto político-pedagógico do curso de Serviço Social com ênfase na disciplina Pesquisa em Serviço Social; e a produção acadêmica discente do curso de Serviço Social com
base nos TCCs. As conclusões apontam a relevância da produção acadêmica discente na graduação, visto que potencializa a necessária vinculação entre a dimensão investigativa e interventiva durante o processo inicial de formação profissional.

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Detalhes do artigo

Como Citar
BOURGUIGNON, J. A.; ALEXANDRE MARINO, P.; DA SILVA ALBACH, C. A. . A produção acadêmica discente em nível de graduação do curso de Serviço Social da UEPG a partir dos trabalhos de conclusão de curso no período 2010 – 2020. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 24, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.24.2422648.009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/22648. Acesso em: 14 jul. 2024.
Seção
Formação profissional e Serviço Social: trajetórias históricas e perspectivas de futuro no âmbito do ensino, pesquisa e extensão nas Instituições de Ensino Superior no Paraná.
Biografia do Autor

Jussara Ayres Bourguignon, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Serviço Social e Mestre em Prática Profissional e Política Social pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC/SP). Professora Associada do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR. E-mail: juaybo@gmail.com.

 

Peterson Alexandre Marino, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mestre em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Estadual de Londrina. Bacharel em Serviço Social. Professor Adjunto do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR. E-mail: petersonmarino@hotmail.com.

 

Camila Aparecida da Silva Albach, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Pós-Graduanda em Gestão das Políticas Sociais (CENSUPEG) e Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR (UEPG, 2023). E-mail: camialbach18@gmail.com

Referências

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