A transversalidade da ética na formação profissional do assistente social: desafios contemporâneos para sua materialização em Universidades do Estado do Paraná
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo visa socializar os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar a transversalidade da ética na estrutura curricular de cursos de graduação em Serviço Social em universidades públicas do Estado do Paraná. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo e exploratório, composta pelas fases bibliográfica e documental. Seu universo de pesquisa foi constituído por quatro cursos de Serviço Social, de três universidades paranaenses: Universidade Estadual de Londrina, Universidade do Oeste do Paraná e Universidade Estadual de Ponta Grossa. Os resultados indicaram que as Diretrizes Curriculares de 1986 foram construídas em uma perspectiva de totalidade, que se traduz, sobretudo, na proposta de uma formação articulada entre três núcleos de fundamentação, que devem balizar os ementários das disciplinas e outras atividades concernentes à formação profissional. Foi possível constatar que, apesar de a ética estar presente nas ementas de diferentes disciplinas dos cursos analisados, sua transversalidade ainda não é explicitada nas estruturas curriculares, o que aponta para alguns desafios no que tange à formação voltada à ética profissional. Isso requer um aprofundamento na articulação entre as disciplinas, a partir da intrínseca relação entre elas e as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, que são constitutivas da profissão.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO EM SERVIÇO SOCIAL. ABESS. Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social (com base no currículo mínimo aprovado em Assembleia Geral Extraordinária de 8 de novembro de 1996). Cadernos ABESS, São Paulo, n. 7, p.58-76, nov. 1997.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO EM SERVIÇO SOCIAL. Centro de Documentação e Pesquisa em Serviço Social. ABESS/CEDEPSS. Proposta Básica para o projeto de formação profissional. Serviço Social e Sociedade, ano XV, n.50, São Paulo, p.143-171, abr.1996.
BARROCO, Maria Lúcia. Ética e Serviço Social: Fundamentos Ontológicos. 6. ed. São Paulo, Cortez, 2008.
CFESS - CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Código de Ética do Assistente Social. Lei n° 8662/1993. 9. ed.rev. e atual. Brasília, 2011.
CARDOSO, P.F.G. Ética e Projetos Profissionais: os diferentes caminhos do Serviço Social no Brasil. São Paulo: Papel Social, 2013.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Superior - CNE/CES. Resolução Nº 15 – 13/03/2002: CNE/CES: Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Serviço Social. Diário Oficial da União, Brasília, 9 ab. 2002. Seção 1, p. 33-34.
LUKÁCS. G. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. Cadernos NEAN, São Paulo, n. 1, 1997.
LUKÁCS. G. Para uma ontologia do Ser social I. São Paulo: Boitempo Editorial, 2012.
LUKÁCS, György. O jovem Marx e outros escritos de filosofia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.
LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Resolução CEPE n. 049.2005. Ratifica o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Serviço Social, em implantação a partir do ano letivo de 2002. Disponível em: servico_social.pdf (uel.br). Acesso em: 10 dez. 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Resolução CEPE - Nº 2021.24. Aprova Novo Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social da UEPG. Ponta Grossa: UEPG, 2021.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Resolução CEPE – Nº 042.2014. Aprova Novo Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social da UEPG. Ponta Grossa: UEPG, 2014a.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Departamento de Serviço Social. Programa da Disciplina: Ética Profissional do Serviço Social. Ponta Grossa: UEPG, 2014b.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Resolução CEPE Nº 267/2017, de 30 de novembro de 2017. Altera o projeto pedagógico do curso de Serviço Social do campus de Francisco Beltrão, aprovado pela Resolução nº 251/2016-Cepe, de 8 de dezembro de 2016. 2017. Disponível em: https://midas.unioeste.br/sgav/arqVrtConteudo/download?arqCnt Codigo=9537. Acesso em: 23 nov. 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Resolução -CEPE nº 159/2019, de 12 de setembro de 2019. Altera o Projeto Político-Pedagógico do curso de Serviço Social – Bacharelado, do campus de Toledo e revoga a Resolução nº 247/2014-Cepe. Disponível em: https://midas.unioeste.br/sgav/arqVrtConteudo/download?arqCntCodigo=154867. Acesso em: 10 dez. 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Resolução CEPE n. 166/2022, de 15 de setembro de 2022. Aprova alterações no Projeto Político Pedagógico do curso de Serviço Social – Bacharelado, do campus de Toledo. Disponível em: download (unioeste.br). Acesso em: 10 dez. 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Resolução CEPE n. 010/2023, de 28 de fevereiro de 2023. Aprova a alteração do Projeto Político Pedagógico do curso de Serviço Social – Bacharelado, do campus de Francisco Beltrão. Acesso em: 10 dez. 2023.
CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA. UNIOESTE/CEPE. Resolução CEPE n. 156.2003 e Anexo I – CEPE/UNIOESTE, 2003.