A transversalidade da ética na formação profissional do assistente social: desafios contemporâneos para sua materialização em Universidades do Estado do Paraná

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Silmara Carneiro e Silva
https://orcid.org/0000-0003-3904-4329
Olegna de Souza Guedes

Resumo

O presente artigo visa socializar os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar a transversalidade da ética na estrutura curricular de cursos de graduação em Serviço Social em universidades públicas do Estado do Paraná. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo e exploratório, composta pelas fases bibliográfica e documental. Seu universo de pesquisa foi constituído por quatro cursos de Serviço Social, de três universidades paranaenses: Universidade Estadual de Londrina, Universidade do Oeste do Paraná e Universidade Estadual de Ponta Grossa. Os resultados indicaram que as Diretrizes Curriculares de 1986 foram construídas em uma perspectiva de totalidade, que se traduz, sobretudo, na proposta de uma formação articulada entre três núcleos de fundamentação, que devem balizar os ementários das disciplinas e outras atividades concernentes à formação profissional. Foi possível constatar que, apesar de a ética estar presente nas ementas de diferentes disciplinas dos cursos analisados, sua  transversalidade ainda não é explicitada nas estruturas curriculares, o que aponta para alguns desafios no que tange à formação voltada à ética profissional. Isso requer um aprofundamento na  articulação entre as disciplinas, a partir da intrínseca relação entre elas e as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, que são constitutivas da profissão. 

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Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, S. C. e; DE SOUZA GUEDES, O. . A transversalidade da ética na formação profissional do assistente social: desafios contemporâneos para sua materialização em Universidades do Estado do Paraná . Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 24, p. 1–20, 2024. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.24.2422784.015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/22784. Acesso em: 4 nov. 2024.
Seção
Formação profissional e Serviço Social: trajetórias históricas e perspectivas de futuro no âmbito do ensino, pesquisa e extensão nas Instituições de Ensino Superior no Paraná.
Biografia do Autor

Silmara Carneiro e Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela UEPG. Graduada em Serviço Social pela UEPG. Pós-doutora. Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. . E-mail: scsilva@uepg.br.

 

Olegna de Souza Guedes, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Assistente Social. Pós-doutora. Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Política Social na Universidade Estadual de Londrina – UEL. Bolsista Produtividade CNPq. E-mail: olegnasg@gmail.com.

Referências

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