Escre(vivências) em direitos humanos com juventudes periféricas do Grande Bom Jardim - Fortaleza - CE

Conteúdo do artigo principal

Mayara Ruth Nishiyama Soares
https://orcid.org/0000-0002-2668-8822
Arthur Félix Oliveira Coelho
https://orcid.org/0009-0002-9895-2618
Júlio César Cardoso Rodrigues
https://orcid.org/0009-0004-3910-6125
Cecília Oliveira Cunha
https://orcid.org/0009-0001-9918-1029

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar de que maneira jovens
estudantes de escolas públicas do Grande Bom Jardim (GBJ) escre(vivem) suas experiências relacionadas à violência e agenciam e compreendem o conceito de Paz, em um diálogo entre a realidade desse território e a escrita literária de Conceição Evaristo. Trata-se de uma pesquisa-inter(in)venção sob inspiração das formulações teórico-epistêmicas e metodológicas dos estudos contracoloniais e dos feminismos negros com aproximações cartográficas. Enfocamos uma oficina proposta no VI Festival das Juventudes, em que se discutiu violência e paz a partir das obras e da compreensão dos jovens sobre a literatura de Conceição Evaristo. Assim, trazemos os modos de fazer do
coletivo Artes Insurgentes, como produtores de novos agenciamentos dessas juventudes frente ao enfrentamento da violência, em uma aposta com os direitos humanos por meio de novos campos existenciais que se formam da arte.

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Detalhes do artigo

Como Citar
NISHIYAMA SOARES, M. R.; OLIVEIRA COELHO, A. F. .; CARDOSO RODRIGUES, J. C.; OLIVEIRA CUNHA, C. . Escre(vivências) em direitos humanos com juventudes periféricas do Grande Bom Jardim - Fortaleza - CE. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 24, p. 1–18, 2024. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.24.23682.039. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/23682. Acesso em: 21 dez. 2024.
Seção
Direitos Humanos em perspectiva crítica na sociedade do século XXI
Biografia do Autor

Mayara Ruth Nishiyama Soares, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre e Graduada em Psicologia pela UFC. Especialista em Docência do Ensino Superior e Tutoria em EAD pela Ipemig. Professora no Centro Universitário Vale do Jaguaribe (UNIJAGUARIBE). E-mail: mayararnishiyama@gmail.com. 

Arthur Félix Oliveira Coelho, Universidade Federal do Ceará - UFC

Estudante de graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista PPCA. Integrante do Laboratório LAPSUS, do Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES) e do Projetos "Artes Insurgentes" e “Quilombolar-UFC: Permanecer Negro na Universidade”. E-mail: arthurfelix102938@gmail.com. 

Júlio César Cardoso Rodrigues, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista PPCA. Integrante do VIESES/UFC e LAPSUS/UFC. E-mail: julioccrodrigues@gmail.com.

Cecília Oliveira Cunha, Universidade Federal do Ceará - UFC

Estudante de graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista PPCA. Integrante do Laboratório em Psicologia, Sociedade e Subjetividade (LAPSUS), do Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES) e do Projeto "Artes Insurgentes", integrante do Laboratório LINCS. Email: ceciliaoliiveirac@gmail.com

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