Comunicação, cultura e ciberespaço: Análise sobre o papel educativo do projeto folkmidiático Cordel Animado!

Autores

  • Severino Lucena UFRPE
  • Juliana Freire Bezerra UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.17.i38.0009

Resumo

O presente trabalho visou analisar como o projeto Cordel Animado! contribui para a educação infantil, a partir de uma mídia popular nordestina, o cordel, vinculada a uma mídia global, a internet, gerando um produto folkmidiático. O projeto estudado, de autoria das irmãs pernambucanas Mariane Bigio e Milla Bigio, é veiculado, desde 2014, através de blog pessoal e de canal no youtube. Neles são colocadas narrativas de cordéis infantis e de cunho educativo construídas com música, sonoplastia e interpretação teatral. Para a feitura da pesquisa, utilizamos como bases teóricas principais a Teoria da Folkcomunicação, da Educomunicação e da Educação Popular. A metodologia de cunho qualitativo se configurou nas etapas de pesquisa bibliográfica, bem como nas de análise e observação das práticas educativas e comunicacionais dos conteúdos disponíveis na internet. A partir deste aporte teórico- metodológico, concluímos que o projeto político-pedagógico de Cordel Animado! apoia-se em princípios democráticos, inclusivos e populares, fomentando a formação cidadã das crianças. Cordel; Educação; Folkomunicação; Cultura; Cidadania.

Biografia do Autor

Severino Lucena, UFRPE

Docente do programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Juliana Freire Bezerra, UFSC

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Jornalismo da UFSC, mestra do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (Posmex), na linha Estratégias e Políticas de Comunicação, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2016), especialista em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável pela RENAFORM/UFRPE (2016) e graduada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal da Paraíba (2013). É membro do Grupo de Pesquisa Folkcomunicação e Discursos Organizacionais da UFPB e há três anos é pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e o Jornalismo (Grupecj) da mesma Instituição.

Downloads

Publicado

2019-07-12

Como Citar

LUCENA, S.; BEZERRA, J. F. Comunicação, cultura e ciberespaço: Análise sobre o papel educativo do projeto folkmidiático Cordel Animado!. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 17, n. 38, p. 144–162, 2019. DOI: 10.5212/RIF.v.17.i38.0009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19169. Acesso em: 29 abr. 2024.