O ensino do folclore na educação infantil: Sob o olhar dos professores

Autores

  • Angela Maria Visgueira Cunha UPE campus mata norte
  • Francisco Williams de Assis Soares Gonçalves UFPI

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.17.i39.0010

Resumo

Propõe-se neste trabalho uma análise acerca da forma como é desenvolvido o ensino do folclore na Educação Infantil e as suas contribuições como recurso didático na sala de aula. A pesquisa realizada é de natureza qualitativa descritiva. Para o seu desenvolvimento, adotou-se como instrumento de coleta de dados o questionário, que procurou buscar informações com professores, sujeitos da pesquisa, de um Centro de Educação Infantil, a fim de realizar uma análise de como ocorre a prática do ensino do folclore nesta escola. De acordo com os professores, o folclore se faz presente no ambiente escolar como um recurso didático interdisciplinar e facilitador da ação pedagógica e da aprendizagem das crianças sobre distintos aspectos da identidade cultural de um povo. Folclore; Educação Infantil; Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Williams de Assis Soares Gonçalves, UFPI

Professor do departamento de fundamentos da educação (DEFE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Downloads

Publicado

2019-12-23

Como Citar

VISGUEIRA CUNHA, A. M.; GONÇALVES, F. W. de A. S. O ensino do folclore na educação infantil: Sob o olhar dos professores. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. 165–180, 2019. DOI: 10.5212/RIF.v.17.i39.0010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19191. Acesso em: 23 jun. 2025.