O ensino do folclore na educação infantil: Sob o olhar dos professores

Autores

  • Angela Maria Visgueira Cunha UPE campus mata norte
  • Francisco Williams de Assis Soares Gonçalves UFPI

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.17.i39.0010

Resumo

Propõe-se neste trabalho uma análise acerca da forma como é desenvolvido o ensino do folclore na Educação Infantil e as suas contribuições como recurso didático na sala de aula. A pesquisa realizada é de natureza qualitativa descritiva. Para o seu desenvolvimento, adotou-se como instrumento de coleta de dados o questionário, que procurou buscar informações com professores, sujeitos da pesquisa, de um Centro de Educação Infantil, a fim de realizar uma análise de como ocorre a prática do ensino do folclore nesta escola. De acordo com os professores, o folclore se faz presente no ambiente escolar como um recurso didático interdisciplinar e facilitador da ação pedagógica e da aprendizagem das crianças sobre distintos aspectos da identidade cultural de um povo. Folclore; Educação Infantil; Ensino.

Biografia do Autor

Francisco Williams de Assis Soares Gonçalves, UFPI

Professor do departamento de fundamentos da educação (DEFE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Downloads

Publicado

2019-12-23

Como Citar

VISGUEIRA CUNHA, A. M.; GONÇALVES, F. W. de A. S. O ensino do folclore na educação infantil: Sob o olhar dos professores. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. 165–180, 2019. DOI: 10.5212/RIF.v.17.i39.0010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19191. Acesso em: 24 nov. 2024.