Bases teóricas de Ciespal: ¿fue la década de 1960 un período funcionalista?
DOI:
https://doi.org/10.5212/RIF.v.18.i41.0001Resumen
Este texto es una reflexión sobre el entendimiento que entre 1960 y 1973 el Centro Internacional de Estudios Superiores en Comunicación para América Latina (Ciespal) atravesó un “período funcionalista”. A partir de la investigación bibliográfica y documental realizada en la colección de este Centro y del estudio de trabajos de Émile Durkheim, Bronislaw Malinowskiy Robert Merton, buscamos aproximaciones y distancias entre los indicios de investigación presentes en los materiales de Ciespal de los años sesenta y el funcionalismo. El estudio señaló que la comunicación para el desarrollo trajo propuestas políticas, mientras que la investigación en comunicación de masas (MCR) guió la práctica científica, y que estas no necesariamente traen el pensamiento funcional a sus estructuras. Ciespal; Funcionalismo; Mass Communication Research.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista, bem como pela autenticidade do trabalho. Ao publicar trabalhos na Revista Internacional de Folkcomunicação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais à publicação para veiculação das produções acadêmicas, sem ônus para a Revista. Os autores detêm os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores e concedem à Revista Internacional de Folkcomunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista. Por serem publicados em revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais, sendo permitida a publicação simultânea em repositórios institucionais.