Bases teóricas de Ciespal: ¿fue la década de 1960 un período funcionalista?
DOI:
https://doi.org/10.5212/RIF.v.18.i41.0001Resumen
Este texto es una reflexión sobre el entendimiento que entre 1960 y 1973 el Centro Internacional de Estudios Superiores en Comunicación para América Latina (Ciespal) atravesó un “período funcionalista”. A partir de la investigación bibliográfica y documental realizada en la colección de este Centro y del estudio de trabajos de Émile Durkheim, Bronislaw Malinowskiy Robert Merton, buscamos aproximaciones y distancias entre los indicios de investigación presentes en los materiales de Ciespal de los años sesenta y el funcionalismo. El estudio señaló que la comunicación para el desarrollo trajo propuestas políticas, mientras que la investigación en comunicación de masas (MCR) guió la práctica científica, y que estas no necesariamente traen el pensamiento funcional a sus estructuras. Ciespal; Funcionalismo; Mass Communication Research.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista, bem como pela autenticidade do trabalho. Ao publicar trabalhos na Revista Internacional de Folkcomunicação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais à publicação para veiculação das produções acadêmicas, sem ônus para a Revista. Os autores detêm os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores e concedem à Revista Internacional de Folkcomunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista. Por serem publicados em revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais, sendo permitida a publicação simultânea em repositórios institucionais.