FORMAÇÃO DOCENTE E AFETIVIDADE: CONCEPÇÕES SOBRE O PAPEL DA AFETIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Doi: 10.5212/PublicatioHuma.v.21i2.0003
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v21i2.3677Palavras-chave:
Afetividade, Formação Docente, Henri Wallon, Desenvolvimento Infantil, Concepções.Resumo
A pesquisa visou identifcar concepções de futuros docentes da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental sobre o papel da afetividade no desenvolvimento infantil. O referencial teórico provem dos estudos de Wallon, em que a afetividade constitui-se a primeira dimensão do psiquismo humano a desenvolver-se e a primeira forma de interação da criança com seu meio e com o outro. Embora, no início do desenvolvimento, os campos funcionais cognitivo, afetivo e motor encontrem-se sincreticamente misturados, estes conquistarão características próprias, mas se manterá uma dinâmica de reciprocidade em que avanços e di culdades de um campo repercutem sobre outro. A pesquisa teve abordagem qualitativa, sendo a coleta de dados feita por meio de um questionário com três questões abertas, que permitiram aproximações com o sistema de crenças e concepções dos sujeitos da pesquisa, alunos dos primeiros e quartos anos de um Curso de Formação de Docentes. Nos resultados veri cou-se a existência de um núcleo central de concepções focalizado na importância da dimensão afetiva para a relação professor-aluno e limitado aos aspectos desta relação como motivação, socialização e comportamento das crianças. Estas concepções não são suficientes para compreender o papel da dimensão afetiva na constituição da pessoa, pois os dados revelam que os futuros docentes compreendem a afetividade como aspecto complementar e secundário ao desenvolvimento infantil, enfatizando-se mais o desenvolvimento do intelecto como meta máxima da escola e desconsiderando-se totalmente a dimensão motora. Revela-se, pois, neste estudo uma representação intelectualista e fragmentada da criança em desenvolvimento.
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