FORMAÇÃO DOCENTE E AFETIVIDADE: CONCEPÇÕES SOBRE O PAPEL DA AFETIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Doi: 10.5212/PublicatioHuma.v.21i2.0003
DOI :
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v21i2.3677Mots-clés :
Afetividade, Formação Docente, Henri Wallon, Desenvolvimento Infantil, Concepções.Résumé
A pesquisa visou identifcar concepções de futuros docentes da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental sobre o papel da afetividade no desenvolvimento infantil. O referencial teórico provem dos estudos de Wallon, em que a afetividade constitui-se a primeira dimensão do psiquismo humano a desenvolver-se e a primeira forma de interação da criança com seu meio e com o outro. Embora, no início do desenvolvimento, os campos funcionais cognitivo, afetivo e motor encontrem-se sincreticamente misturados, estes conquistarão características próprias, mas se manterá uma dinâmica de reciprocidade em que avanços e di culdades de um campo repercutem sobre outro. A pesquisa teve abordagem qualitativa, sendo a coleta de dados feita por meio de um questionário com três questões abertas, que permitiram aproximações com o sistema de crenças e concepções dos sujeitos da pesquisa, alunos dos primeiros e quartos anos de um Curso de Formação de Docentes. Nos resultados veri cou-se a existência de um núcleo central de concepções focalizado na importância da dimensão afetiva para a relação professor-aluno e limitado aos aspectos desta relação como motivação, socialização e comportamento das crianças. Estas concepções não são suficientes para compreender o papel da dimensão afetiva na constituição da pessoa, pois os dados revelam que os futuros docentes compreendem a afetividade como aspecto complementar e secundário ao desenvolvimento infantil, enfatizando-se mais o desenvolvimento do intelecto como meta máxima da escola e desconsiderando-se totalmente a dimensão motora. Revela-se, pois, neste estudo uma representação intelectualista e fragmentada da criança em desenvolvimento.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons