O ENSINO DE PSICOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, PROFISSIONAL E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EM BUSCA DE UMA UNIDADE Doi: 10.5212/PublicatioHuma.v.21i1.0008
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v21i1.4286Palavras-chave:
Psicologia, educação profissional, formação de professores e subjetividade.Resumo
O ensino da Psicologia integrando currículo de outros cursos que não os de formação de psicólogos, tem uma trajetória de descontinuidade entre momentos de inclusão e outros de exclusão. Podem ser condições históricas que dificultam a legitimidade da Psicologia enquanto área do conhecimento capaz de contribuir com essas formações, mas também podem apontar para possibilidades de atuação nesta área. O objetivo deste artigo foi apresentar a situação atual do ensino de Psicologia nos cursos de Ensino Médio, profissionalizante e nos cursos de formação de professores em licenciaturas. Teve-se como metodologia a pesquisa bibliográfica. A análise histórica permitiu a observação dos movimentos político, social e principalmente, da face epistemológica que envolve a construção da Psicologia como ciência e profissão. Pode-se, apontar algumas dificuldades para a consolidação da Psicologia no ensino em outras formações, entre elas as dificuldades da estruturação da Psicologia enquanto ciência, como a diversidade de objetos e métodos, o distanciamento entre teoria e prática do profissional com o contexto social. Contudo, à Psicologia se reserva um papel importante no plano da valorização da subjetividade e da valorização da diferença na sociedade moderna, um campo de atuação fértil, mas que ainda precisa de uma unidade mais solidificada e organizada, além de um posicionamento político-ideológico bem demarcado.
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