Máscaras de Perséfone: a imagem da morte em O Sofá Estampado e O Abraço de Lygia Bojunga Nunes - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.16i1.105113
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v16i1.623Palavras-chave:
Lygia Bojunga Nunes, morte, leitor implícitoResumo
O presente estudo tem como objetivo verificar os efeitos estéticos no leitor implícito, mediante análise da representação da morte nas obras infanto-juvenis brasileiras O Sofá Estampado e O Abraço de Lygia Bojunga Nunes. Para tanto, tomaremos como viés crítico a Estética da Recepção formulada por Hans Robert Jauss e a Teoria do Efeito propugnada por Wolfgang Iser. Em consonância com o estudo proposto, observamos, em ambas as obras, que a morte, além de configurar-se como tema, surge como própria personagem da trama, responsável por gerar um misto de prazer e estranhamento no leitor.Downloads
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