Máscaras de Perséfone: a imagem da morte em O Sofá Estampado e O Abraço de Lygia Bojunga Nunes - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.16i1.105113
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v16i1.623Palabras clave:
Lygia Bojunga Nunes, morte, leitor implícitoResumen
O presente estudo tem como objetivo verificar os efeitos estéticos no leitor implícito, mediante análise da representação da morte nas obras infanto-juvenis brasileiras O Sofá Estampado e O Abraço de Lygia Bojunga Nunes. Para tanto, tomaremos como viés crítico a Estética da Recepção formulada por Hans Robert Jauss e a Teoria do Efeito propugnada por Wolfgang Iser. Em consonância com o estudo proposto, observamos, em ambas as obras, que a morte, além de configurar-se como tema, surge como própria personagem da trama, responsável por gerar um misto de prazer e estranhamento no leitor.Descargas
Número
Sección
Licencia
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons